Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pedestres e ciclistas poderão ser multados a partir de abril deste ano

A fiscalização ficará por conta dos órgãos municipais de trânsito

Pedestres e ciclistas poderão ser multados a partir de abril deste ano

A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta a multa a pedestres e ciclistas deve entrar em vigor emabril deste ano. Publicada em Diário Oficial da União em outubro do ano passado, a resolução 206/2017 prevê o prazo inicial para que entre em vigor em 180 dias, mas há algumas questões em aberto para que as multas comecem a ser aplicadas.

As infrações cometidas por pedestres e ciclistas estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde a criação, em 1997, mas por falta de regulamentação não são aplicadas.

Segundo a resolução, caso um agente de trânsito flagre um pedestre ou ciclista cometendo uma infração, ele pode abordar a pessoa e pedir um documento e registrar o auto de infração eletronicamente, como acontece com a multa de veículos.

A fiscalização ficará por conta dos órgãos municipais de trânsito, como a Autarquia de Trânsito e Transporte e de Trânsito. Caso o infrator se recuse a entregar o documento, ele pode ser detido e encaminhado para uma delegacia.

A ideia é que no futuro quando os pedestres e ciclistas forem multados seja possível consultar a infração através do site do Detran, pelo número do CPF.

Fonte: Bem Paraná