A quantidade de pessoas infectadas com a dengue em Medianeira continua a subir. Até esta sexta-feira (19), a Secretaria de Saúde já havia notificado 500 casos, com 100 confirmações. Diante da situação, veio a decisão de ampliar a campanha contra a doença, envolvendo várias igrejas.
A partir desta data inicia-se uma Campanha em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Medianeira, Igreja Católica e evangélicas que pretende sensibilizar e mobilizar os fiéis no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
A intenção da Secretaria de Saúde é mobilizar o máximo de igrejas neste período e que as pessoas frequentam os cultos, missas e atividades, recebam orientação de padres e pastores sobre o estado alarmante que se encontra o município e realizar mais arduamente o trabalho de conscientização da população. ???Precisamos que toda comunidade entre nessa luta porque a dengue e demais doenças só deixa de ser uma ameaça à saúde se eliminarmos o mosquito, e para isso é preciso acabar com a água parada, eliminar todo o lixo, pois desde um copo descartável, um móvel velho abandonado ou um papel de bala já servem como criadouro para o mosquito???, afirmou Cleide Maria da Silva, enfermeira da epidemiologia de Medianeira.
Participação das igrejas
Segundo o Padre Valdir Antônio Riboldi, é muito importante a participação das igrejas na campanha de combate ao mosquito. ???No contexto da Campanha da Fraternidade ???Cuidando da Casa Comum???, decidiu-se fazer a união das igrejas para cumprir o papel de agentes transformadores do local onde vivemos, esta situação alarmante que acontece em Medianeira deve chegar ao conhecimento das pessoas para que se conscientizem dos cuidados que devem ser tomados. Esta união das igrejas com o poder público se transformará em um grande mutirão de limpeza nos bairros, onde todos os lados fazem sua parte???, afirmou.
Segundo o Pastor Luzaoir Adilson Lenz, da Igreja Confissão Luterana no Brasil, está sendo organizado mutirões, dando ênfase que cada morador cuide de seu quintal, ajude a conscientizar os vizinhos, fazendo o trabalho de formiguinha onde cada um faça sua parte para combater este mosquito e evitar assim que nosso município tenha uma epidemia de dengue.
O Mutirão
Com o aumento de casos de dengue em Medianeiraa situação está chegando há um ponto crítico, pois, Medianeira tem hoje 100 casos confirmados, onde é necessário 137 casos confirmados para se decretar calamidade pública.
Sendo assim as igrejas se uniram junto aos órgãos de saúde e realizarão mutirões nos bairros.
Segundo Cleide Maria da Silva, enfermeira da epidemiologia de Medianeira, os bairros com maior número de infestação de focos são: Centro, Cidade Alta, Nazaré e Lot. Santos Dumont, mas o bairro com maior número de casos registrados é o Condá.
Sendo assim, a médica da epidemiologia de Medianeira, Jacilene de Souza Costa, explicou que pelo fato de o Bairro Condá ter o maior número de casos suspeitos e registrados, na próxima segunda-feira (22) a unidade de saúde do Bairro se tornará uma Unidade Sentinela, ou seja estará em funcionamento 12 horas por dia para fazer o acolhimento dos pacientes. ??? Em caso de sintomas, o paciente deve procurar a unidade de Saúde mais próxima de sua casa, onde será avaliado por uma enfermeira e um médico que lhe encaminharão para a Unidade de saúde do bairro Condá. E fica o alerta as pessoas para que não realizem auto medicação em casa, pois nestes casos não se pode ingerir medicamentos anti-inflamatórios e AS,??? ressalta Dra. Jacilene.
Os mutirões iniciam-se nesta segunda-feira (22), pelo Bairro Condá. Os moradores deverão tirar o lixo como entulhos, móveis velhos, potes, tampas, vidros para frente de suas casas e na terça-feira (23) o caminhão da Prefeitura estará passando fazendo a recolha. Lembrando que não serão levados restos de construção como tijolos, tábuas, cimento.
A equipe de saúde juntamente com as igrejas está preparando o cronograma completo dos mutirões que logo será divulgado a toda população.
Fonte: ClickMedianeira