106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Uma reunião realizada na fronteira contou com a participação de representantes de diversas equipes de futsal, futebol, autoridades e também representantes da Confederação Brasileira de Futebol, que apresentaram o projeto chamado de CBF Social, que só na região Oeste deve atender mais de 11 mil crianças.
No centro executivo da Itaipu Binacional foi apresentado aos prefeitos, vereadores, secretários de esportes e lideranças esportivas (foto) dos 54 municípios de atuação da Itaipu na região oeste do Paraná, o projeto que tem a CBF – Confederação Brasileira de Futebol – como propositora da atividade social através do esporte.
O projeto CBF Social teve sua primeira etapa lançada no ano passado em Ribeirão Pires-SP. Uma segunda iniciativa está prevista para ser implantada em Baruerí-SP. Mas pela intervenção do deputado federal Evandro Roman (PSD) se abriu a possibilidade de uma nova empreitada, e pela primeira vez envolvendo uma região inteira.
Um novo encontro foi marcado para o dia 20 de fevereiro, oportunidade em que já devem ser efetuadas as primeiras parcerias com os municípios interessados em implantar os núcleos que terão a principal finalidade de formar cidadãos a partir da prática esportiva.
A Itaipu estará financiando parte do projeto com cada município, que por sua vez deverão fornecer a estrutura e os professores, que atuarão em núcleos de até 200 crianças e jovens, uma vez que o projeto abrange a partir dos 6 anos de idade até os 16.
A CBF fornece a metodologia e uniformes, além de fazer o acompanhamento in loco e online, para que seja seguido o padrão exigido pela entidade.
As equipes do Foz FC, Foz Cataratas Futsal, Cascavel FC, Cascavel Futsal, Toledo EC e Toledo Futsal, deverão ser os clubes que farão o vínculo com cada um dos municípios, para que haja um aproveitamento futuro de talentos a serem descobertos.
Para o diretor da Itaipu, Alexandre Teixeira, outro fator interessante é o público envolvido. “Vamos fazer algumas adaptações ao conteúdo proposto pela CBF para poder adequar à finalidade da Itaipu, principalmente na conservação e valorização dos recursos naturais. Também é importante salientar que o programa atinge meninos e meninas. Numa região vulnerável socialmente como a de fronteira e beira lago, isso trará um grande ganho social” afirmou.
Fonte: Cultura Foz/catve