106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O nível do Rio Paraná a jusante (abaixo) da usina hidrelétrica de Itaipu deve aumentar nos próximos dias. A previsão da Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos da binacional é que neste fim de semana 33 casas sejam atingidas no Bairro San Rafael, em Cidade do Leste no Paraguai. A empresa emitiu, nesta sexta-feira (19), o Boletim de Alerta Hidrológico aos moradores da região e autoridades competentes. Em Foz do Iguaçu, nenhuma casa será afetada.
Na tarde de sexta-feira, o nível do rio estava em 112,14 metros em relação ao nível do mar, na estação hidrométrica da Ponte da Amizade - o nível médio normal naquele ponto gira em torno de 103 metros. Até o fim do dia, o nível chegará a 112,5 metros, já afetando 17 casas, a passarela de pedestres e o campo de futebol do bairro, no país vizinho. No fim de semana, o rio subirá para 113,5 metros, atingindo 33 casas.
A cheia é causada pela alta afluência nos rios Paraná e Iguaçu. Na quinta-feira (18), a vazão afluente ao reservatório da Itaipu registrou média de 18.835 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) em decorrência, principalmente, da abertura do vertedouro na usina hidrelétrica Porto Primavera, no Mato Grosso do Sul, e da forte vazão do Rio Ivaí, no Paraná.
Já no Rio Iguaçu, a estação do Hotel Cataratas registrava, nesta sexta-feira, 3.269 m³/s. Apesar de estar localizado abaixo da região afetada, o Bairro San Rafael, a cheia no Rio Iguaçu ajuda a represar a água do Rio Paraná e elevar o seu nível.
Em função das chuvas na área de influência da Itaipu, a previsão é que o nível do Rio Paraná na estação da Ponte da Amizade permaneça elevado nos próximos dias. Para manter a segurança da barragem, a usina hidrelétrica também manterá o vertedouro aberto por pelo menos mais dez dias.
Fonte: Assessoria