Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Quase 700 mil dívidas antigas de IPVA foram perdoadas automaticamente

Uma das alegações do governo ao propor a lei de perdão automático é o custo das cobranças judiciais

Quase 700 mil dívidas antigas de IPVA foram perdoadas automaticamente

Quase 700 mil dívidas antigas de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) foram extintas neste início de ano. Elas somam R$ 223 milhões. O perdão dos débitos atrasados foi regulamentado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em dezembro de 2017 e vale para dívidas ajuizadas ou não até o dia 31 de dezembro de 2011, além débitos não ajuizados até 31 de dezembro de 2012.

Desde o início do ano, contas de IPVA abertas há mais de 5 anos podem ser perdoadas automaticamente pela Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná (Sefa).

A regulamentação estadual cumpre o que já é previsto na lei complementar federal 5.172 / 1966. O Sistema Tributário Nacional já prevê o perdão das dívidas do imposto com mais de 5 anos em aberto, mas, segundo o advogado tributarista Átila Sauner Posse, o Estado tinha obrigação de cobrar, fazendo com que o contribuinte tivesse que defender em processo a alegação da prescrição do débito.

“A rigor, antigamente o Fisco entrava com a execução desse valor e a pessoa manifestava no processo – tem alguns instrumentos para isso – esclarecendo que já havia decorrido o prazo de prescrição, etc. E o juiz dava uma sentença extinguindo, então, o débito. Os agentes fiscais e a Procuradoria dos Estados, dos municípios, têm o dever de cobrar o contribuinte, não têm a faculdade de cobrar. Por isso, se o Estado pretende não cobrar um determinado tributo precisa de autorização legislativa”, explica o tributarista.

Custo da cobrança

Uma das alegações do governo ao propor a lei de perdão automático é o custo das cobranças judiciais que acabava passando do valor devido. O índice de inadimplência também é baixo: até 2012, 2,7% dos contribuintes não tinham quitado o imposto.

Átila Sauner Posse usa como exemplo valores cobrados no âmbito federal. “Na cobrança de tributos federais, aponta um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que o valor de uma execução fiscal federal é da ordem de R$ 5 mil – esse estudo é de 2011, não vi um estudo parecido com esse no Paraná -, mas é um valor expressivo. Qual é o valor do IPVA? Na maioria das vezes não chega a essa soma”, compara.

IPVA obrigatório

Mesmo com a possibilidade do perdão da dívida após 5 anos, é importante lembrar que o pagamento do IPVA é obrigatório. A multa pelo não pagamento do imposto é de 10% o valor do IPVA não pago no prazo devido.

Os débitos de IPVA inscritos em Dívida Ativa podem ir para protesto e cobrança judicial. Para emitir o licenciamento do veículo também é preciso estar com o IPVA em dia.

Fonte: Paraná Portal