106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O nível do Rio Paraná abaixo da usina hidrelétrica de itaipu aumentou nas últimas horas e tem prejudicado moradores da cidade de San Rafael no Paraguai.
Conforme fotos enviadas por um internauta ao CL, pontos da cidade estão em baixo d´água e em alguns locais, moradores estão deixando suas casas para buscar abrigo em residências de familiares e amigos.
A água está subindo pouco à pouco. A Itaipu Binacional emitiu nesta sexta-feira (19), um alerta para moradores que residem próximos ao Rio Paraná.
A cheia é causada pela alta afluência nos rios Paraná e Iguaçu. Na quinta-feira (18), a vazão afluente ao reservatório da Itaipu registrou média de 18.835 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) em decorrência, principalmente, da abertura do vertedouro na usina hidrelétrica Porto Primavera, no Mato Grosso do Sul, e da forte vazão do Rio Ivaí, no Paraná.
Já no Rio Iguaçu, a estação do Hotel Cataratas registrava, nesta sexta-feira, 3.269 m³/s. Apesar de estar localizado abaixo da região afetada, o Bairro San Rafael, a cheia no Rio Iguaçu ajuda a represar a água do Rio Paraná e elevar o seu nível.
Em função das chuvas na área de influência da Itaipu, a previsão é que o nível do Rio Paraná na estação da Ponte da Amizade permaneça elevado nos próximos dias. Para manter a segurança da barragem, a usina hidrelétrica também manterá o vertedouro aberto por pelo menos mais dez dias.
Fonte: Correio do Lago