Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cidade no Paraguai está sendo afetada pela cheia dos Rios Paraná e Iguaçu

A água está subindo pouco à pouco

  • 21/01/2018
  • Foto(s): Correio do Lago
  • Região
Cidade no Paraguai está sendo afetada pela cheia dos Rios Paraná e Iguaçu

O nível do Rio Paraná abaixo da usina hidrelétrica de itaipu aumentou nas últimas horas e tem prejudicado moradores da cidade de San Rafael no Paraguai.

Conforme fotos enviadas por um internauta ao CL, pontos da cidade estão em baixo d´água e em alguns locais, moradores estão deixando suas casas para buscar abrigo em residências de familiares e amigos.

A água está subindo pouco à pouco. A Itaipu Binacional emitiu nesta sexta-feira (19), um alerta para moradores que residem próximos ao Rio Paraná.

A cheia é causada pela alta afluência nos rios Paraná e Iguaçu. Na quinta-feira (18), a vazão afluente ao reservatório da Itaipu registrou média de 18.835 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) em decorrência, principalmente, da abertura do vertedouro na usina hidrelétrica Porto Primavera, no Mato Grosso do Sul, e da forte vazão do Rio Ivaí, no Paraná.

Já no Rio Iguaçu, a estação do Hotel Cataratas registrava, nesta sexta-feira, 3.269 m³/s. Apesar de estar localizado abaixo da região afetada, o Bairro San Rafael, a cheia no Rio Iguaçu ajuda a represar a água do Rio Paraná e elevar o seu nível.

Em função das chuvas na área de influência da Itaipu, a previsão é que o nível do Rio Paraná na estação da Ponte da Amizade permaneça elevado nos próximos dias. Para manter a segurança da barragem, a usina hidrelétrica também manterá o vertedouro aberto por pelo menos mais dez dias.

Fonte: Correio do Lago