Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Chegada de água à usina de Itaipu diminui e nível do Rio Paraná deve cair

A previsão na queda do volume de água é para os próximos dias

  • 23/01/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Chegada de água à usina de Itaipu diminui e nível do Rio Paraná deve cair

A redução da chegada de água ao reservatório da Itaipu deve diminuir o nível do Rio Paraná nos próximos dias. A informação é da Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos da hidrelétrica.

De acordo com dados das instituições especializadas em clima e tempo, a previsão é de precipitações isoladas a montante de Itaipu, na área do reservatório e na bacia do Rio Iguaçu, o que não deve resultar em aumento da afluência.

O nível do rio na estação da Ponte da Amizade estava em 111,10 metros acima do mar, às 14h desta terça-feira (23). Nesta condição, encontravam-se afetadas quatro casas, a passarela de pedestres e o campo de futebol do Bairro San Rafael, em Ciudad del Este, no Paraguai.

A tendência é que o nível do Rio Paraná diminua gradualmente, chegando próximo de 110,5 metros no final do dia, o que afeta duas residências no país vizinho. Na quarta-feira (24), o nível deve cair para 109 metros e as águas não afetarão as casas de San Rafael. Neste período de cheia, nenhuma instalação foi atingida em Foz do Iguaçu.

Vazão

Na segunda-feira (22), Itaipu registrou a vazão afluente ao reservatório na média de 20.576 metros cúbicos de água por segundo, proveniente, principalmente, das hidrelétricas de Porto Primavera (MS) e Rosana (SP e PR), e dos rios Ivaí e Piquiri, no Paraná, que estiveram com vazão elevada nos últimos dias.

Na estação do Hotel Cataratas, a vazão do Rio Iguaçu às 14h desta terça-feira foi de 2.439 m³/s, o que confirma a tendência de redução (no domingo, foi registrada a vazão média de 3.269 m³/s). Vale lembrar que, embora esteja fora da área de influência da Itaipu, o escoamento do Rio Iguaçu ajuda a represar a água e a elevar o nível do Rio Paraná.

O vertedouro da Itaipu continuará aberto nos próximos dias, mas com redução gradual na vazão. Em virtude da situação ainda elevada dos rios da região, o Boletim de Alerta Hidrológico da Itaipu continuará sendo emitido diariamente.

Fonte: Assessoria