Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ministério autoriza redução da dose da vacina contra aftosa

Outras mudanças ocorridas na vacina foram a retirada do vírus C e da saponina

Ministério autoriza redução da dose da vacina contra aftosa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicou   no Diário Oficial Instrução Normativa nº 11 onde autoriza a redução da dose da vacina contra a aftosa de 5 mililitros para 2 mililitros.

Um dos principais objetivos na mudança da vacina será a injeção de menor volume de óleo mineral, com consequente redução de reações locais. Alguns países, como Argentina, Uruguai e Bolívia já adotam essa prática, com resultados satisfatórios, tanto em relação à diminuição às reações, quanto na preservação da potência da vacina. O componente oleoso, que tem a finalidade de promover imunidade mais longa, é também um dos principais responsáveis pela indução de reações do tipo alérgica no local da aplicação. O secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, explicou a medida e disse que a finalidade é garantir a eficiência da vacina. Outras mudanças ocorridas na vacina foram a retirada do vírus C e da saponina. Reangel afirmou que a retirada dos componentes não traz prejuízo a eficiência da vacina. 

O Ministério da Agricultura realiza testes com animais em fazendas próprias, no Rio Grande do Sul. Já foram produzidas aproximadamente 57 milhões de doses de vacina com 2ml, a expectativa é que a produção aqueça e tenha volume suficiente para poder atender o pecuarista no segundo semestre de 2018. 

Fonte: Assessoria