106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Nesta semana, o presidente da Adetur (Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Cataratas e Caminhos) Flávio Degasperi e a secretária executiva Dayane Passos, apresentaram aos representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Associativismo e Secretaria de Planejamento de Santa Helena a fase final do projeto da rota turística que interliga Santa Helena, Missal e Itaipulândia.
Nas próximas semanas a Adetur estará se reunindo com os representantes dos Municípios de Itaipulândia e Missal para dar sequência às tratativas.
O trajeto proposto tem aproximadamente 75 quilômetros e vai contemplar duas rotas turísticas, uma religiosa, integrando os monumentos existentes e outra contemplando os três balneários. O trabalho de estruturação de rotas é fruto de um convênio entre Adetur e Itaipu, que visa promover e estruturar roteiros turísticos da região, potencializando atividades como caminhada, cavalgada, cicloturismo, entre outros. A rota prevê trajetos em estradas ou caminhos secundários, mesmo algumas asfaltadas, valorizando propriedades e atrativos do meio rural.
De acordo com o presidente da Adetur, Flávio Degasperi, todo o diagnóstico da rota já foi feito, onde a entidade contratou uma empresa para desenvolver esse trabalho de georreferenciamento e os materiais de apoio ao projeto, tais como identificação de atrativos turísticos e projeto visual de sinalização. Agra, a Adetur está na fase de tratativas com os Municípios para a instalação de sinalização dessas rotas turísticas, a parte de implementação, na qual precisa dessa autorização e dessa parceria dos Municípios para o trabalho final.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Associativismo de Santa Helena, Lenecir Benacchio, frisa a parceria com a Adetur para a realização desse projeto que visa o desenvolvimento do turismo em Santa Helena e na região. Benacchio afirma que o Município irá providenciar todas as liberações dos locais para implantar esses pontos, placas, informativos desses roteiros.
Fonte: Assessoria