Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sensação térmica passa dos 56°C e assusta moradores no Litoral do Estado

Oficialmente os termômetros alcançaram 39,9°C por volta das 14 horas de quarta (25)

Sensação térmica passa dos 56°C e assusta moradores no Litoral do Estado

Apesar de já acostumados com altas temperaturas no verão, os moradores de Antonina, no Litoral do Paraná, foram surpreendidos nesta quarta-feira (24) e foram obrigados a encarar uma sensação térmica de 56,6°C. De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, oficialmente os termômetros alcançaram 39,9°C por volta das 14 horas. Em Paranaguá, o instituto registrou 38,8°C.

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, as temperaturas elevadas são bastante comuns na região, com registros anteriores que já passaram dos 41°C em Antonina. “Dependendo da condição atmosférica, a temperatura consegue se elevar e chega a esses valores elevados, uma vez que não há essa brisa do mar como temos em outras cidades litorâneas. Ontem, em específico, tínhamos a aproximação de frente fria e contribuiu para o transporte de um ar mais quente ao nosso estado”, explicou.

Outras situações que contribuem para a elevação das temperaturas são a altitude e a proximidade com a Serra do Mar e das baías do Paraná. Nesta quinta-feira (25), como o céu ficou mais fechado, a temperatura máxima chegou aos 31°C em Antonina e a tendência é de que as máximas nem mesmo cheguem aos 30°C nos próximos dias.

Fim de semana

Para quem pretende passar o fim de semana no Litoral, a expectativa é de calor, mas com muita nebulosidade. “No sábado a previsão de chuva é até baixa, mas o céu vai ficar bastante fechado, com a máxima podendo chegar aos 26°C. Já no domingo aquece um pouco mais e as temperaturas chegam aos 30°C, com previsão de chuva entre a tarde e a noite”, concluiu Samuel Braun.

Fonte: banda B