O Setor Epidemiológico de Santa Helena recebeu a confirmação de 87 casos de dengue no ano de 2016. Pelos números do último boletim, são 72 casos autóctones, ou seja, contraídos dentro do município, 11 casos importados e quatro de pessoas que moram em outros municípios ou no Paraguai e que foram atendidas em Santa Helena.
Segundo o responsável pelo Setor de Combate às Doenças Endêmicas, Sivonei Corso, diariamente novas notificações são registradas e há a possibilidade de o número de casos da doença aumentar nos próximos dias.
A instauração de uma epidemia leva o município a solicitar, novamente, a aplicação do conhecido fumacê. Através deste procedimento é aplicado inseticida em toda a cidade com o uso de um veículo e uma máquina de ejeção que propaga o produto a uma distância maior.
Um protocolo de diagnóstico por testes rápidos também é seguido pelo Setor de Vigilância Epidemiológica, porém, as pessoas devem ficar atentas ao período sintomático de dengue, zika vírus e chikungunya. Os exames devem ser feitos nos primeiros três dias de sintomas. Dentro deste prazo há a possibilidade de fazer os exames para as três doenças.
Fonte: Assessoria