Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pesquisadores registram produção de tartaruga-cabeçuda pela primeira vez no PR

Os 131 ovos foram encontrados no balneário Carmery, em Pontal do Paraná

Pesquisadores registram produção de tartaruga-cabeçuda pela primeira vez no PR

Pela primeira vez no Paraná, ovos de uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) foram encontrados por pesquisadores no Litoral do Estado. De acordo com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os 131 ovos foram encontrados no balneário Carmery, em Pontal do Paraná.

A espécie, segundo o LEC, é registrada pelo monitoramento de encalhes, mas essa é a primeira vez que há um registro de atividade reprodutiva. "Em busca de um local para desovar, o animal caminhou pela areia, passando por poças e raízes da restinga, até que fez a "cama" e depositou os ovos. A tartaruga retornou ao mar logo após a desova. No Brasil, os principais sítios de desova estão no Nordeste, sendo a temporada de desova entre dezembro e março", explica o laboratório.

Por segurança e com autorização do Centro Tamar, o LEC fez uma mudança no local do ninho para aumentar a chance de desenvolvimento. "Como a areia de nossas praias são muito compactadas, mais finas do que nas áreas que esta espécie costuma desovar, e ainda atualmente tem encharcado devido às chuvas, com autorização do Centro Tamar, a equipe do fez a translocação do ninho", conclui.

Qualquer informação de atividade da tartaruga-cabeçuda pode ser repassada pelo telefone: 0800-642-3341.

Fonte: banda B