106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Curitiba registrou o primeiro caso de febre amarela. Segundo informações levantadas pela reportagem do Bem Paraná, o caso é importado do interior de São Paulo e, por isso, ainda não é preciso que toda a população da cidade corra para se vacinar nos postos de Curitiba. Em entrevista coletiva a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba esclareceu que o caso confirmado se trata de uma mulher de 36 anos. Entre os dias 22 e 30 de dezembro, ela teria estado em Mairiporã, uma das cidades paulista com maior incidência de casos confirmados de febre amarela.
Segundo o levantamento, do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta (31), o Paraná tem quatro casos suspeitos de febre amarela em investigação e outros 14 casos suspeitos foram descartados.
O último caso de febre amarela autóctone confirmado no Paraná foi em 2008, em Laranjal, região central do Estado. Com relação a óbitos, os últimos também ocorreram no mesmo ano nas cidades de Maringá (caso importado) e Laranjal.
Além da vigilância de casos, o Estado também realiza a vigilância do óbito de macacos e coleta de mosquitos. Apenas em 2017, foram investigados 182 pontos em 89 municípios, o que corresponde a 22,3% do território estadual. O último inquérito foi realizado no mês de dezembro e, até agora, todos os resultados foram negativos para a presença do vírus.
Fonte: Bem Paraná