Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cinco sintomas comuns de retenção de líquidos

Cinco sintomas comuns de retenção de líquidos

 

Conheça alguns dos sintomas comuns de retenção de líquidos, um dos males que mais afetam a população atual.

É um transtorno metabólico que se caracteriza pela acumulação anormal de líquidos nos tecidos debaixo da pele ou nos espaços dentro do corpo.

Ocorre com mais frequência nas extremidades inferiores, ainda que também possa afetar as mãos, os braços, o rosto e o abdômen.

Apesar de não se catalogar como uma doença, surge como sinal de problemas de maior cuidado, como as dificuldades circulatórias, obstruções no sistema linfático e desequilíbrios hormonais.

Ainda que algumas vezes passe despercebido, quase sempre desencadeia uma série de reações no organismo devido ao descontrole que causa nos processos inflamatórios.

Por esta razão, e para evitar complicações, é importante conhecer como se manifesta e quais hábitos podem ajudar a controlá-lo.

A seguir, queremos compartilhar os sintomas comuns de retenção de líquidos e vários conselhos para sua prevenção.
Sintomas comuns de retenção de líquidos que você não deve ignorar

Os casos leves de retenção de líquidos passam despercebidos ou se confundem com um leve ganho de peso corporal.

Porém, quando começa a se complicar, surgem diversos sintomas que podem reduzir a capacidade de realizar algumas tarefas cotidianas.


1. Inflamação das extremidades

Um inchaço notório nas extremidades inferiores e superiores pode ser o suficiente para descobrir um problema de retenção de líquidos.

Elas parecem mais volumosas do que o habitual e podem apresentar dificuldades circulatórias devido à pressão que o sistema valvular sofre com o excesso de água.

Outras regiões inflamadas pode ser:

Abdômen
Peito
Rosto

2. Sensação de estar pesado

Devido a este transtorno, é comum sentir uma forte sensação de corpo pesado, principalmente ao realizar algumas atividades de exigência física.

A acumulação anormal de líquidos causa uma carga extra no peso corporal, o que afeta a saúde muscular, linfática e circulatória.


3. Celulite

Há muitos fatores que influenciam o surgimento da celulite nos glúteos e nas pernas. Porém, por causa da retenção, esta pode se tornar mais notória e difícil de tratar.

Ainda que muitos tratamentos ajudem a reduzi-la, é primordial tratar a acumulação de líquidos para poder notar uma melhoria.


4. Cansaço e mal-estar geral

Pelas consequências que causa sobre o sistema circulatório, este problema leva a fortes episódios de cansaço físico e mal-estar geral.

Sua falta de controle interfere no transporte do oxigênio e dos nutrientes até as células, por isso afeta o rendimento físico e mental.


5. Redução da urina

Como os rins não conseguem processar de forma ótima dos líquidos que há no organismo, a urina se reduz e aumenta o risco de infecções no sistema urinário.
Como prevenir a retenção de líquidos?

Há muitos hábitos e remédios que podem ajudar a prevenir e tratar este problema. Ainda que muitos fatores influenciem em seu surgimento, melhorar o estilo de vida pode minimizar de forma significativa o risco.
Limitar o consumo de sal

O consumo excessivo de sal causa desequilíbrios no organismo que conduzem à acumulação de água nos tecidos.

Por este motivo é importante limitar seu consumo, não só evitando o sal de mesa, mas também reduzindo o consumo de alimentos como:

Embutidos
Enlatados
Queijos curados
Alimentos industrializados
Bebidas com gás

Aumentar o consumo de água
Beber bastante água

Um baixo consumo de água e bebidas saudáveis é um motivo principal pelo qual ocorre a retenção. Beber água regula a circulação e otimiza o trabalho dos rins para remover os resíduos do corpo.
Consumir alimentos diuréticos

Há uma ampla variedade de alimentos diuréticos que podem apoiar os processos que removem o excesso de líquidos do corpo.

Os mais recomendados são:

Abacaxi
Alcachofra
Beterraba
Aspargos
Melancia
Melão
Cavalinha
Gengibre

Evitar as roupas justas

A roupa muito justa impede a circulação correta do sangue e pode influenciar no surgimento de edema, varizes e outras dificuldades.


Fazer exercício físico

O sedentarismo, permanecer por muito tempo em uma mesma postura, pode causar desequilíbrios inflamatórios no organismo e dar lugar a problemas de circulação e retenção.

Fazer exercício físico regular, por pelo menos 20 ou 30 minutos por dia, ativa a circulação, melhora o processo de oxigenação celular e apoia os processos que ajudam a manter o organismo limpo e em equilíbrio.

Você tem algum destes sintomas comuns de retenção de líquidos? Comece a mudar seus hábitos e tome as medidas necessárias para controlá-la.

Se o problema persistir ou piorar, consulte seu médico.

Fonte: Melhor com saúde