Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Horário de verão termina dia 17 e terá vigência menor em 2018

A redução atende ao pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Horário de verão termina dia 17 e terá vigência menor em 2018

O horário de verão 2017-2018 termina no próximo dia 17 de fevereiro. Contudo, a partir da próxima vigência, que começa no dia 21 de outubro, a  duração será reduzida em aproximadamente 10 dias. O horário de verão deste ano começa no dia 21 de outubro e termina no dia 16 de fevereiro de 2019.

A redução atende ao pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, que solicitou a mudança na vigência por causa das eleições. Segundo o juiz, a medida facilitará a apuração dos votos, uma vez que o país não terá uma diferença tão extensa de fusos horários. O primeiro turno da eleição de 2018 será dia 7 de outubro e o segundo, dia 28 do mesmo mês. 

“No caso de eleições estaduais, esse aparente descompasso não causa problemas. Contudo, em se tratando de uma eleição geral como a do ano que vem, com votação para presidente da República, essa diferença de horário pode confundir o eleitor e provocar um aumento no número de abstenções de voto”, informou o Tribunal por meio de nota.

Atualmente, adotam o horário de verão os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Porém, os há projeto para o fim do horário nos estados de Goiás e Brasília, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Fonte: Revide