A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comercializou 38,19 mil toneladas de milho nesta terça-feira (23), em duas operações de leilões que, juntas, arrecadaram R$ 15,15 milhões. O total ofertado foi de 150 mil toneladas de milho em grãos, a granel e ensacado. O milho está armazenado em Mato Grosso e Goiás.
Estas operações tiveram início em 1º de fevereiro, motivadas por demanda trazida ao governo federal por parte de criadores de aves, suínos e bovinos, preocupados com o aumento dos preços do produto, utilizado na alimentação de animais.
Em resposta, o Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep), autorizou a Conab a vender até 500 mil toneladas dos estoques públicos localizados em armazéns de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Sul.
No dia 1º deste mês foram adquiridos pelo mercado 125,9 mil toneladas das 148 mil ofertadas nos avisos 10 e 11. Já no dia 16 ocorreu a segunda oferta de mais 150 mil toneladas em dois leilões, com total comercializado de 76,4 mil t.
Fonte: Assessoria de Imprensa CONAB