106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O secretário de saúde de Cascavel, Rubens Griep conversou com a equipe do portal catve.com na noite desta terça-feira (13), com relação a morte de um macaco, encontrado no Lago Municipal de Cascavel no último domingo (11).
Segundo o secretário, a princípio, macroscopicamente, não há alteração de febre amarela. No entanto, o município precisa seguir os protocolos de saúde e encaminhou amostras de tecidos do animal para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), para que sejam feitas análises minuciosas de várias partes do animal. Os resultados confirmatórios devem ficar prontos até o fim desta semana.
Rubens destaca que a morte do primata significa um alerta para a população e, que ele não é o transmissor da febre amarela. Os órgãos de saúde e a população devem ficar em alerta, porque os macacos são mais vulneráveis que seres-humanos, por isto precisam serem cumpridos os protocolos de saúde e prevenção.
No dia em que o macaco foi encontrado, médicos veterinários do município foram até o Lago Municipal de Cascavel, recolheram o corpo e fizeram exames de necropsia. Além disso, foi feita uma varredura no parque, para verificar se não haviam outros macacos mortos. Nenhum outro animal, da mesma espécie, foi encontrado.
Fonte: Catve