106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O exame para apurar causas da morte de uma macaca foi realizado pelo Lacen (Laboratório Central) de Curitiba e encaminhado à 10ª Regional de Saúde de Cascavel.
Segundo laudos parciais, o resultado é negativo para a febre amarela. "Esse laudo parcial é negativo tanto para febre amarela quanto para raiva, ele deixa a Secretaria de Saúde em um estado de maior tranquilidade em relação ao agravo", afirma a gerente da Vigilância Epidemiológica, Beatriz Tambosi.
Ela ressalta ainda que diante da notificação da morte a Secretaria de Saúde desencadeou todas as ações preconizadas. ?Mesmo que o resultado fosse positivo, as ações foram desencadeadas?.
Segundo a Vigilância de Saúde, já se tem uma suspeita do que poderia ter causado a morte do animal.
?Encontrou-se nesse exame sinais de mastite. Era uma fêmea e acredita-se em uma infecção pós parto, porque ela tinha filhotes novinhos, mas não se tem ainda um resultado final?.
O animal foi encontrado morto no dia 11 deste mês, no Lago Municipal de Cascavel.
No mesmo dia, médicos veterinários do município foram até o local recolheram o corpo e fizeram exames de necropsia.
Além disso, foi feita uma varredura no parque, mas nenhum outro animal da mesma espécie foi encontrado sem vida. ?Mantem-se a vigilância para ocorrência de animais mortos ou doentes?, ressalta Beatriz.
Fonte: Catve