106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Conheça os benefícios do óleo de peixe para a saúde. Além de ser rico em ácidos graxos ômega 3, também oferece uma variedade de benefícios ao organismo.
É difícil falar dele sem mencionar seu principal componente. Em poucas palavras, o óleo de peixe e o ômega 3 são sinônimos de vitalidade e saúde.
A popularidade deste ingrediente se encontra principalmente na infinidade de benefícios que traz para a saúde do organismo.
Mesmo que a grande maioria seja representada basicamente pelo ômega 3 (e pelo ômega 6), também há outros tipos de componentes benéficos.
Principais componentes do óleo de peixe
Entre os outros nutrientes mais reconhecidos, se destacam as vitaminas A, B, C e D.
Para obtê-las, basta ingerir o peixe. No entanto, entre os mais nutritivos com relação ao óleo se destacam:
Sardinhas enlatadas
Atum
Arenque
Cavalinha
Salmão
Truta
Somado ao que foi dito antes, existem outros alimentos ricos em ômega 3, os quais podem suprir em certa medida o óleo de peixe. Entre estes encontramos a linhaça, as sementes de chia ou as nozes.
Ácidos graxos ômega 3
O ômega 3 é considerado um dos componentes mais saudáveis encontrado em uma variedade de alimentos. É o caso do óleo de peixe, onde se destaca como o principal elemento.
Entre as principais características deste ácido graxo, destacam-se:
Otimiza o crescimento e a função cerebral
Favorece o tratamento da inflamação.
Uma deficiência deste nutriente influencia na aparição de diferentes problemas coronários, cancerígenos e psicológicos.
Benefícios do óleo de peixe para a saúde
Com base no que foi dito anteriormente, a seguir destacamos alguns dos principais benefícios do óleo de peixe para a saúde:
1. Favorece o desenvolvimento das crianças
A infância é uma das etapas sensíveis do ser humano. Durante este período o organismo se encontra em processo de desenvolvimento e crescimento intenso.
No entanto, as doenças e transtornos também estão na ordem do dia. É em tal momento que o óleo de peixe tende a desempenhar um papel fundamental.
Ao consumir o óleo de peixe, além disso, estaremos ajudando a fortalecer o sistema nervoso central.
2. Protege o cérebro
Com base no benefício mencionado anteriormente, não só as crianças se favorecem com o óleo de peixe. Qualquer pessoa, sem importar a idade, pode e deve ingeri-lo com regularidade.
Seu consumo protege o cérebro, já que previne derrames cerebrais ou obstrução arterial da área. Além disso, também contribui para o combate do colesterol alto e da diabetes.
3. Favorece a saúde da pele
Incluir alimentos ricos em óleo de peixe contribui para a saúde da pele, especialmente se ela for seca.
No entanto, o benefício frente aos tecidos cutâneos vai muito além, já que seus nutrientes também ajudam a tratar problemas como a coceira, a psoríase e a acne.
Por outro lado, o óleo de peixe também oferece benefícios de maneira tópica. Aplicar duas gotas fazendo leves massagens circulares reduz a inflamação.
4. Um tratamento excelente para a artrite
Um dos principais benefícios do óleo de peixe é o tratamento da artrite reumatoide. Isso se deve ao ácido graxo ômega 3 que contém.
Este favorece os processos de desinflamação no organismo. Sendo assim, funciona como tratamento natural para este problema.
Além disso, também ajuda a reduzir a rigidez nas articulações, especialmente nas horas da manhã.
No entanto, cabe lembrar que o tratamento à base de óleo de peixe não traz resultados imediatamente. É um processo progressivo.
5. Fortalece o sistema cardiovascular
Os benefícios obtidos pelo consumo de óleo de peixe são muitos no que diz respeito à saúde cardiovascular. Um dos mais relevantes é a redução da pressão arterial.
Os componentes do óleo se encarregam de limpar as artérias e ajudam a eliminar as placas e o excesso de gordura, ajudando a prevenir infartos e similares.
Em tais casos, o consumo de óleo de peixe se torna especialmente importante.
Agora que você já conhece os benefícios do óleo de peixe para a saúde, não deixe de incluí-lo em sua dieta!
Fonte: Melhor com saúde