106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Apesar do último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes Aegypti) apresentar percentual 15,3% em janeiro deste ano, até o momento, foram 23 notificações e dois casos de dengue confirmados no município de Santa Helena, sendo um deles notificado no ano passado. Segundo o diretor das Vigilâncias em Saúde, Gilmar Muller, isso se dá em decorrência do trabalho bem feito que está sendo realizado pela equipe “o índice está alto e os casos são poucos, diferente de outros tempos que o índice estava baixo e o número de casos confirmados era bem alto”, destaca.
Intensificando as ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças endêmicas, nesta manhã (1), a Secretaria de Saúde em parceria com as Secretarias de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e Obras e Urbanismo, deram início ao arrastão de limpeza. Primeiramente a limpeza será realizada no entorno da cidade, hoje especialmente próximo a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - e curva do Ogregon, localizada na Rodovia PR 317. Na sequência, as ações ocorrem nos bairros Vila Rica e Cidade Alta. O arrastão terá tempo de duração de três meses e percorrerá todos os distritos, após finalização do serviço na sede do município.
“Nós temos toda equipe de endemias e também alguns agentes comunitários envolvidos nesse trabalho importante, além de contar com o apoio da Secretaria de Agricultura, Obras, equipe de limpeza urbana e agentes ambientais, nossa intenção é fazer um trabalho bem intensivo de limpeza para que diminua o índice LIRAa no nosso município”, reforça a secretária de Saúde Luisa Soalheiro.
A orientação aos envolvidos no trabalho é que seja retirado o máximo de lixo possível dos domicílios. Muller sugere aos moradores que não estiverem durante o dia em casa, deixar tudo reservado na frente da residência, no passeio, para a recolha desse material.
O próximo índice LIRAa será realizado a partir do dia 5 de março, e a expectativa é que diminua “a previsão é que caia bastante devido ao bom trabalho feito nesses dois meses”, finaliza.
COMITÊ
Em reunião realizada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento a Dengue no mês de janeiro, ficou definido que os domicílios que forem notificados pela terceira vez, serão multados, em conformidade com a lei.
Fonte: Geovani Canabarro/Assessoria