Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Administração de Santa Helena inicia arrastão de limpeza com duração de três meses

O arrastão terá tempo de duração de três meses e percorrerá todos os distritos, após finalização do serviço na sede do município.

  • 01/03/2018
  • Foto(s): Assessoria
Administração de Santa Helena inicia arrastão de limpeza com duração de três meses

Apesar do último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes Aegypti) apresentar percentual 15,3% em janeiro deste ano, até o momento, foram 23 notificações e dois casos de dengue confirmados no município de Santa Helena, sendo um deles notificado no ano passado. Segundo o diretor das Vigilâncias em Saúde, Gilmar Muller, isso se dá em decorrência do trabalho bem feito que está sendo realizado pela equipe “o índice está alto e os casos são poucos, diferente de outros tempos que o índice estava baixo e o número de casos confirmados era bem alto”, destaca.

Intensificando as ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças endêmicas, nesta manhã (1), a Secretaria de Saúde em parceria com as Secretarias de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e Obras e Urbanismo, deram início ao arrastão de limpeza. Primeiramente a limpeza será realizada no entorno da cidade, hoje especialmente próximo a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - e curva do Ogregon, localizada na Rodovia PR 317. Na sequência, as ações ocorrem nos bairros Vila Rica e Cidade Alta. O arrastão terá tempo de duração de três meses e percorrerá todos os distritos, após finalização do serviço na sede do município.

“Nós temos toda equipe de endemias e também alguns agentes comunitários envolvidos nesse trabalho importante, além de contar com o apoio da Secretaria de Agricultura, Obras, equipe de limpeza urbana e agentes ambientais, nossa intenção é fazer um trabalho bem intensivo de limpeza para que diminua o índice LIRAa no nosso município”, reforça a secretária de Saúde Luisa Soalheiro.

A orientação aos envolvidos no trabalho é que seja retirado o máximo de lixo possível dos domicílios. Muller sugere aos moradores que não estiverem durante o dia em casa, deixar tudo reservado na frente da residência, no passeio, para a recolha desse material.

O próximo índice LIRAa será realizado a partir do dia 5 de março, e a expectativa é que diminua “a previsão é que caia bastante devido ao bom trabalho feito nesses dois meses”, finaliza.

COMITÊ

Em reunião realizada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento a Dengue no mês de janeiro, ficou definido que os domicílios que forem notificados pela terceira vez, serão multados, em conformidade com a lei.

Fonte: Geovani Canabarro/Assessoria