Os organizadores da 3ª edição do Cantoritiba (Festival Internacional de Corais de Curitiba), que vai ocorrer de 15 a 24 de julho, já estão recebendo as inscrições de corais de várias partes do País e comunicam aos grupos que a pré-seleção seguirá até 30 de abril.
Serão diversas apresentações ao longo dos nove dias de Festival e alguns corais inscritos já estão ensaiando. O evento reunirá grupos de canto coral de vários estilos musicais, envolvendo profissionais e amadores em competições, mostras não competitivas e oficinas de canto e regência. Além de medalhas e troféus, haverá mais de R$ 40 mil de premiação em dinheiro.
Na edição passada o evento reuniu grupos do Paraná, Minas Gerais e São Paulo e alcançou o público de 5 mil pessoas, entre participantes e espectadores. A intenção é chegar a 25 mil pessoas na nova edição, que terá mais dias e apresentações.
"Com isso, a expectativa é também ter uma abrangência maior envolvendo grupos de outras regiões do País", afirma o presidente do Festival, Helcio Pimentel.
O 3º Cantoritiba trará duas novidades: a ???Mostra Não Competitiva???, destinada a grupos que desejam apenas se apresentar e não participar do concurso, e a categoria ???Voto Popular???, que dá aos espectadores a oportunidade de avaliar as apresentações.
Os critérios de avaliação do Festival também mudaram: os grupos agora serão classificados por níveis de performance (iniciante, avançado e expert), tornando a competição mais justa e acessível. Ao final, cada coral participante receberá um parecer técnico para ajudar a aperfeiçoar as apresentações.
Fonte: Jornal O Paraná