Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Atriz Tônia Carrero morre aos 95 anos no Rio de Janeiro

A atriz sofreu uma parada cardíaca durante uma cirurgia

Atriz Tônia Carrero morre aos 95 anos no Rio de Janeiro

A atriz Tônia Carrero, considerada um dos ícones da televisão brasileira, morreu na noite do sábado (3) no Rio de Janeiro aos 95 anos. Por volta das 22h15, a atriz sofreu uma parada cardíaca durante uma cirurgia. A morte foi confirmada pela clínica São Vicente, no bairro da Gávea, onde a atriz havia sido internada na última sexta-feira.

Nascida em 23 de agosto de 1922, Maria Antonieta de Farias Portocarrero era graduada em Educação Física, mas fez carreira no mundo artístico. Em 1980, ganhou o Troféu APCA como melhor atriz de televisão pela atuação na novela Água Viva. Ao todo, foram 54 peças, 19 filmes e 15 novelas. A última participação de Tônia na TV foi na novela Senhora do Destino (Globo), em 2004.

Mãe do ator Cecil Thiré e avó dos também atores Miguel, Luísa e Carlos Thiré, Tônia apresentava saúde frágil nos últimos anos. Sofria de hidrocefalia aguda, o que levou a atriz a viver reclusa em um apartamento na zona sul do Rio. Em 2015, circularam boatos na internet sobre sua morte, levando a família da atriz a se pronunciar publicamente sobre seu estado de saúde. Em entrevista à Globo News, a neta Luísa informou que o velório deve ocorrer neste domingo, em local ainda a ser definido e que o corpo da atriz será cremado na segunda-feira (5).

Cronologia de Tônia Carrero

23.ago.1922 - Na zona norte do Rio de Janeiro, nasce Maria Antonieta de Farias Portocarrero, que mais tarde se tornaria conhecida como Tônia Carrero.

1938 - Começa a estudar educação física.

1940 - Casa-se com o artista plástico Carlos Arthur Thiré, pai de seu único filho, o ator e diretor Cecil Thiré, nascido em 1943. Cecil daria a Tônia três netos. Hoje, a atriz é bisavó.

1947 - Estreia no cinema encenando um papel secundário em ??Querida Suzana??, filme dirigido por Alberto Pieralisi e que tinha Anselmo Duarte no elenco. No mesmo ano, viaja para Paris e estuda teatro com Jean Louis Barrault.

1949 - Estreia no teatro atuando ao lado de Paulo Autran na peça ??Um Deus Dormiu Lá em Casa??, encenada no teatro Copacabana pela companhia de Fernando de Barros. Pela atuação, recebe o prêmio de atriz revelação pela Associação de Críticos Cariocas.

1951 - Separa-se de Carlos Arthur Thiré e se casa com o diretor italiano Adolfo Celi. Contratada pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, muda-se para São Paulo e participa do filme ??Tico-tico no Fubá??, lançado no ano seguinte.

1953 - Estreia no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia).

1954 ?? Atua pela última vez para a Vera Cruz em ??É Proibido Beijar??, comédia dirigida por Ugo Lombardi.

1955 - Deixa o TBC para formar, com Paulo Autran e Adolfo Celi, a companhia de Teatro Celi-Tônia-Autran (CTCA), no Rio de Janeiro.

1956 - A CTCA estreia encenando ??Otelo??, de William Shakespeare. Neste ano, Tônia recebe algumas premiações por sua atuação em ??Entre Quatro Paredes??, de Jean-Paul Sartre.

1960 - Recebe o Prêmio Governador do Estado de São Paulo de melhor atriz por sua atuação na peça ??Seis Personagens à Procura de Um Autor??, de Luigi Pirandello, encenada no ano anterior.

1962 ?? Acaba o casamento com Adolfo Celi.

1964 - Casa-se com o engenheiro e empresário César Thedim 1965 - Monta sua própria companhia de teatro, a Companhia Tônia Carrero

1968 - Pela atuação em ??Navalha na Carne??, de Plínio Marcos, recebe o Prêmio Molière de melhor atriz.

1969 - Atua ao lado de seu filho, Cecil, na peça ??Falando de Rosas??, de Frank D. Gilroy.

1970 - Estreia em telenovelas atuando em ??Pigmalião 70??, de Vicente Sesso, novela das 19h exibida pela TV Globo.

1971 - Recebe o Prêmio Estadual de Teatro de melhor atriz por sua atuação na peça ??Casa de Bonecas??, dirigida por Cecil Thiré. 1977 - Separa-se de César Thedim.

1980 - Participa do elenco da novela ??Água Viva?? (Globo), de Gilberto Braga. No mesmo ano, lança o livro ??Como Manter a Forma??, com prefácio de Rubem Braga.

1986 - Escreve o livro ??O Monstro de Olhos Azuis??, contando histórias de sua infância. Em outubro, é vítima de um sequestro relâmpago, do qual escapa ilesa.

1987 - Ainda na TV Globo, participa do elenco da novela das 19h ??Sassaricando??, de Silvio de Abreu

1989 - Encena pela primeira vez um monólogo, intitulado ??Essa Valsa É Minha??. Participa da novela ??Kananga do Japão?? (TV Manchete), de Wilson Aguiar Filho.

1995 ?? Participa da novela de Vicente Sesso ??Sangue do Meu Sangue?? (SBT).

1996 - Como cantora, grava a faixa ??Carioca Boêmio?? do álbum ??Quem Somos Nós??, de Heitor Prazeres Filho.

2000 ?? Protagoniza o monólogo e recital ??Amigos para Sempre??, de sua autoria.

2002 - Atua em ??A Visita da Velha Senhora??, de Friedrich Dürrenmatt. A peça é produzida pela própria Tônia.

2004 ?? Atua pela última vez com Paulo Autran na minissérie televisiva ??Um Só Coração??, da TV Globo, como coadjuvantes.

2005 ?? Encena o espetáculo ??Chega de História??, com texto e direção de Fauzi Arap.

2006 ?? Atua em ??Chega de Saudade??, filme de Lais Bodanzky que teve pré-estreia em 2007 no Festival de Brasília e foi lançado em 2008.

2007 ?? Faz sua última aparição no teatro em ??Um Barco para o Sonho??, peça dirigida por seu neto, Carlos Thiré, e baseada no texto do autor russo Alexei Arbuzov.

2008 ?? É homenageada durante a festa do Prêmio Shell por seus mais de 50 anos de carreira.

2009 ?? Tem sua biografia lançada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, dentro da Coleção Aplauso. O livro, intitulado ??Tônia Carrero ?? Movida pela Paixão??, foi escrito por Tânia Carvalho.

Fonte: Folhapress