O consumidor já percebeu no bolso que o excesso de chuva provocou o aumento nos preços das verduras e legumes nos supermercados da região.
Além do aumento no preço, a queda na qualidade dos produtos incomoda os consumidores. "A qualidade está mais ou menos, acho que devido a chuva, vemos que está meio castigada e o preço bem alto", comenta a operadora de caixa, Juliana Porte Ferruci.
E quando o preço sobe, o jeito é usar a criatividade e levar uma opção mais em conta. "Tem que sempre procurar aquela oferta, comprar quando está em oferta, para você poder estar comendo uma verdura, uma salada, sempre economizando, se não, não dá", comenta.
De acordo com o Ceasa (Central de Abastecimento), o preço de alguns produtos se manteve estável na última semana, como e o caso do tomate, que era vilão até o início do ano. Já a batatinha teve um acréscimo de 3,85% em oito dias.
O problema está no campo, com o grande volume de chuva dos últimos dias. A família de Rodrigo Paravisi produz hortaliças há mais de 40 anos e viu a produção cair em 35% somente na última semana. "Está estragando bastante, muita chuva, o que acaba apodrecendo as alfaces. Desde janeiro estamos nessa situação, porque não melhorou o tempo, apenas deu uma parada e já chuva de novo, não dá tempo para a verdura se recuperar", comenta Rodrigo.
A chuva também trás outro problema, típico nesta época do ano, a chamada murchadeira, uma doença que atinge a planta no estágio final de desenvolvimento e a planta não pode ser consumida.
Fonte: CATVE