106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Morreu, na noite de segunda-feira (5), em Foz do Iguaçu, o ex-deputado federal e pioneiro do Oeste paranaense Lyrio Bertoli, aos 88 anos. Ele estava interado no Hospital Costa Cavaltanti, e morreu em decorrência de causas naturais.
Bertoli foi deputado federal pelo Paraná por dois mandados, de 1963 a 1971, e um dos principais defensores de diversas causas da região, dentre elas a implantação da BR 277 e a construção da Usina de Itaipu.
Além disso, foi um dos responsáveis pela fundação da antiga cooperativa Consolata, atual Copacol, uma das primeiras do Brasil.
Ele ainda trabalhou como vice-presidente do banco paraguaio, Banco del Paraná, entre 1985 e 1986. Em Foz, tornou-se membro fundador e presidente da Academia de Cultura.
Nascido em Taió (SC), Bertoli era formado em Ciências Contábeis pela Escola Técnica Rio Branco, em Cascavel, e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná. Fez ainda curso de planejamento governamental na Universidade de Brasília.
O velório ocorre na capela 2 do Cemitério São João Batista, no Centro da cidade, onde também será o sepultamento, que ainda não teve horário definido pela família.
Por conta da morte de Bertoli, Prefeitura de Foz do Iguaçu decretou luto oficial de três dias.
Fonte: catve