106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Em 1958, chegava ao empoeirado ou embarreado então distrito de Santa Helena, uma família que ajudaria a construir a história da atual cidade, cujo município completou 50 anos de emancipação político-administrativa em 2017.
Argemiro e Hedviges Kozerski iniciavam uma jornada que ficou marcada na comunidade local sob vários ângulos.
Desde aspectos políticos, com a luta de Argemiro pela emancipação de Medianeira, às práticas religiosas, como o fato de ter sido Hedviges uma das primeiras catequistas, a energia elétrica fornecida a motor para a escola e a fundação dos clubes Incas e União.
A primeira casa de material construída no perímetro urbano, também tem o pioneirismo da família Kozerski, local que virou centro de visitação à época.
Inúmeros trabalhadores, muitos hoje proprietários, tiveram na labuta na Marcenaria Kozerski, a experiência para tocar suas vidas adiante.
Hoje, dia 6 de março de 2018, a comemoração: 60 anos de Santa Helena que ficarão marcados ao estilo do que foi a tônica da vivência dos “Kozerski”, com uma celebração religiosa às 19h, uma Missa na capelinha da Igreja Matriz Santo Antônio.
O convite, que não teria como ser estendido a todos que fizeram parte da história da família, foi feito à representatividade dos pioneiros que percorreram paralelamente o transcurso histórico da trajetória de Argemiro (falecido em 2002) e Hedviges.
Sábado passado, foi ao ar no programa Central Costa Oeste, uma entrevista com Gladis Romani e Mauro Kozerski, dois dos filhos que nasceram depois da chegada àquele que seria o futuro município de Santa Helena.
OUÇA A ENTREVISTA
Fonte: Elder Boff