Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Temer conversa com presidente do Paraguai sobre acordo Mercosul-União Europeia

Acordo Mercosul-União Europeia avança

Temer conversa com presidente do Paraguai sobre acordo Mercosul-União Europeia

O presidente Michel Temer conversou na manhã desta terça-feira (6), por telefone, com o presidente pro tempore do Mercosul (Mercado Comum do Sul), o presidente do Paraguai, Horácio Cartes, para tratar das negociações em torno da conclusão do acordo entre o bloco sul-americano e a União Europeia. A assinatura do pacto comercial entre os dois blocos vem sendo negociada há quase 20 anos e avançou nos últimos meses.

Temer tratou do assunto, também por telefone, com o primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, e com o presidente da Espanha, Mariano Rajoy. Segundo Temer, tanto Costa quanto Rajou deram garantia de que a União Europeia está empenhada em fechar o pacto comercial com o Mercosul.

"Ambos me reiteraram o interesse em vencer as últimas contendas para que o acordo Mercosul-União Europeia seja fechado no menor prazo. Na ocasião, eu também revelei meu empenho nessa direção", disse Temer em sua página do Twitter.

A previsão inicial do governo brasileiro era de anunciar o acordo durante a Conferência Ministerial da OMC (Organização Mundial do Comércio), realizada no fim do ano passado na Argentina, mas a conclusão das negociações foi adiada para este ano devido a alguns pontos de divergência sobre a comercialização de alguns produtos e para que o bloco europeu analisasse algumas concessões sugeridas pelos países do Mercosul.

O objetivo do acordo é reduzir as barreiras comerciais entre os 28 países da União Europeia e os quatro integrantes efetivos do Mercosul, Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, além dos países associados. A comissão europeia apontou avanços nas últimas rodadas de negociações e o governo paraguaio espera que o acordo seja pactuado ainda em março.

Fonte: Agência Brasil