106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Um agente penitenciário foi preso nesta quinta-feira (8) tentando entrar com telefones celulares e carregadores na cadeia pública de Foz do Iguaçu.
Segundo a direção da unidade, o flagrante foi feito após uma denúncia. A informação, repassada há uma semana, indicava a intenção de um agente de entregar telefones e carregadores a presos.
O agente, de 40 anos, passou a ser monitorado até ser preso nesta manhã, quando chegava para trabalhar. Ele tentou entrar com os aparelhos dentro de uma caixa com pães, segundo a polícia.
Câmaras de monitoramento da cadeia registraram o momento em que o agente colocou os celulares e carregadores na caixa de pães servidos aos detentos no café da manhã.
No carro do agente também foi encontrada uma pistola.
O agente pode responder criminalmente por prevaricação - quando um funcionário público contra a instituição que trabalha. Ele também pode responder administrativamente.
"De imediato, ele está à disposição da autoridade e vai ser noticiada à Corregedoria com relação à suposta prática para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Por força de lei, todos eles têm porte de arma por conta da profissão. Eventualmente, se ele não tiver registro, pode ser efetuada a prisão em flagrante dele, mas, pelo que me consta, ele possui registro da arma", comentou o advogado do agente, Dhiogo Anoiz.
Em nota, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) lamentou mais um caso envolvendo "suposta corrupção de um agente" e destacou ser "radicalmente contra qualquer postura e/ou ação que ameace a segurança e a honra da carreira dos agentes penitenciários".
No dia 7 de fevereiro, um agente foi detido suspeito de tentar repassar 'kit cadeia' com celulares e fumo para presos da mesma cadeia.
Fonte: g1