106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Rafael Lima, autor da denúncia que pede o impeachment do prefeito de Santa Helena, Airton Copatti, secretário do Observatório Social local, utilizou o endereço desta entidade para protocolar o documento na câmara e a notícia provocou uma reação do Conselho de Administração do Observatório Social do Brasil (OSB).
Esta entidade, responsável pela coordenação e orientação dos Observatórios Sociais filiados à Rede OSB de Controle Social, presentes em diversos Estados e em mais de 120 cidades, emitiu nesta quinta-feira (8) esta nota de esclarecimento:
Em razão da notícia que chegou ao conhecimento do OSB e dos Observatórios Sociais do Paraná, faz-se necessário cientificar a população do Estado do Paraná, especialmente da Região Oeste, que essa organização que se intitula “Observatório Social de Santa Helena” NÃO integra a Rede OSB de Controle Social.
Torna-se público também que essa organização “Observatório Social de Santa Helena” foi implantada sem o conhecimento, orientação ou supervisão do OSB. O processo de constituição de um Observatório Social que segue todos os passos orientados pelo OSB, garante o cumprimento dos princípios da representatividade da sociedade civil, da sustentabilidade ética e do apartidarismo, sem interferências por interesses políticos ou pessoais de seus dirigentes ou apoiadores.
Portanto, independente do mérito da solicitação de impedimento do prefeito do município de Santa Helena, o OSB configura-se isento de responsabilidade solidária em qualquer fase ou ação decorrente, sendo que as provas e consequências do ato são de única e inteira responsabilidade dos signatários do documento, conforme notícia veiculada.
Por isso posto, os Observatórios Sociais de Cascavel, Toledo, Medianeira, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Palotina, Assis Chateaubriand e Goioerê manifestam seu apoio ao OSB pela atitude de esclarecer que a organização criada no município de Santa Helena não deve ser confundida com os demais, que trabalham há mais de oito anos com seriedade, imparcial e impessoal, cumprindo as diretrizes e princípios da Rede OSB de Controle Social.
Sendo o que havia para o momento, qualquer esclarecimento adicional pode ser solicitado diretamente ao Conselho de Administração do OSB, com sede em Curitiba, pelo e-mail secretaria2@osbrasil.org.br ou fone 41 3307-7058.
Curitiba, 08 de março de 2018.
Conselho de Administração do Observatório Social do Brasil
Fonte: Elder Boff com inf. OSB