O representante em São Miguel do Iguaçu da APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná), professor Ari Luiz Jarczewski, participou na manhã desta sexta-feira (26) do Jornal Costa Oeste Primeira Hora, da 106,5 FM.
De acordo com ele, o ano letivo de 2015 que encerrou na última semana, seguiu a agenda pré-determinada sem transtornos.
Esta semana foram realizadas as atividades fora das salas de aula.
Enquanto os alunos tiveram folga, os professores participaram de formações e preparação pedagógica para o ano letivo de 2016, que inicia na próxima segunda-feira (29).
Ainda segundo o professor Ari, os docentes estão preparados para mais um ano de trabalhos. As escolas passaram por algumas melhorias, cada uma de acordo com as necessidades e disponibilidade financeira.
Com relação à merenda escolar, o educador afirmou que o governo estadual ainda não forneceu os alimentos. Restam nas escolas o que sobrou do ano passado e assim, o lanche dos alunos será deficitário até a situação se resolver.
Apesar de um ano atípico, 2016 terá o recesso tradicional de duas semanas no mês de julho e o calendário escolar está previsto para encerrar no dia 16 de dezembro.
O professor Ari ainda confirmou a participação da classe na mobilização nacional que acontecerá de 15 a 17 de março. A principal reivindicação será o piso salarial.
No Paraná, ainda conforme Ari, haverá também uma manifestação no dia 29 de abril, lembrando o massacre ocorrido em 2015 em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, quando professores sofreram um ataque de policiais militares, que reagiram à manifestação dos educadores cobrando direitos ao Governo Estadual.
Uma ampla divulgação deste evento será feita pedindo apoio à população.
O principal objetivo é não deixar cair no esquecimento a violência e a barbárie vividas pela educação do Paraná.
Fonte: Kelly Cristina