Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, estarão disponíveis para consulta pela internet a partir da próxima semana. O vencimento da cota única com 10% de desconto para o pagamento à vista e da 1ª parcela será no dia 11 de abril. Segundo a Secretaria de Fazenda, a data poderá ser prorrogada de acordo com a logística que envolve a distribuição dos carnês. A entrega dos cerca de 98 mil carnês diretamente nos imóveis deve ser concluída até 30 de março.
Em 2016, o IPTU foi reajustado em 10,68%, baseado no Índice Geral de Preços Médios da Fundação Getúlio Vargas (IGPM-FGV). Ainda de acordo com a secretaria, o reajuste será aplicado aos imóveis que não tiveram nenhuma obra de ampliação ou nova construção e nos terrenos que não ganharam obras de construção. Já os contribuintes que diminuíram a área construída e fizeram o comunicado contarão com um redução no imposto.
O cálculo do IPTU é feito com base no valor venal do imóvel. No caso dos imóveis com edificação a porcentagem é de 1% sobre o valor venal determinado pela legislação vigente. Já para os terrenos vagos, a porcentagem é de 2%.
No carnê ou boleto impresso pela internet, além da cobrança do IPTU estão incluídas também a taxa de coleta de lixo - para imóveis prediais -, taxa de combate à incêndio e a contribuição para custeio da iluminação pública ??? as duas últimas também para imóveis territoriais sem construção.
O contribuinte que adquiriu o imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida não vai precisar este ano procurar a Secretaria da Fazenda para pedir a isenção do IPTU. As famílias que solicitaram a isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) a partir de agosto de 2015 receberão em casa o carnê apenas com as taxas. A isenção do imposto predial será concedido automaticamente por dois anos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3521-1632 ou diretamente na Avenida Brasil, 1377 - fundos do Banco do Brasil -, no Centro.
Fonte: G1