106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Curto Arte Produtora e Companhia de Teatro comunica com muita alegria, que entre 17 e 25 de abril estará realizando uma turnê pelo oeste paranaense, com o espetáculo “Thiltapes, a Caçada Final”.
Com 26 anos, sediada em Dois Irmãos no Rio Grande do Sul, tem muito orgulho de sua trajetória na cultura, conquistando vários prêmios e o prestígio do público. No decorrer deste período a marca Curto Arte se consolidou através de parcerias, bons espetáculos e pelo resgate e valorização da cultura alemã.
Além das apresentações, a forte atuação na produção de eventos colabora para o amplo acesso às comunidades de todo o estado do Rio Grande do Sul aos espetáculos do grupo. Com intuito de fomentar a divulgação da Companhia para outros estados, inicia-se em 2018 a turnê para o Paraná.
A peça “Thiltapes, a Caçada Final” surge a partir de pesquisas realizadas pelo escritor, ator e diretor da companhia, Carlos Alberto Klein. O processo levou em consideração relatos de imigrantes alemães, livros e filmes que serviram de base para o projeto Raízes – visando buscar a identificação com a etnia alemã e seus costumes – através do qual, foram estruturados espetáculos como “A Sapataria”, “Natal na Colônia”, “Esperando o Thiltapes” entre outros.
Segundo relatos e registros o Thiltapes é um animal imaginário, utilizado pelos imigrantes para pregar peças nas crianças ou recém-chegados às comunidades, a ideia da caçada era deixar o tempo passar e se divertir com a inocência dos caçadores novatos em acreditar na aventura. Com o passar do tempo a caça ao bicho foi sendo esquecida e é neste aspecto que o Projeto Raízes ganha força, conectando as novas gerações às histórias, lendas e tradições de seus antepassados.
Dentre as cidades onde o espetáculo será apresentado, estão Marechal Cândido Rondon, Missal e Santa Helena, esta última no dia 23 de abril no Centro de Idosos.
Fonte: Elder Boff com inf. Maisa Mueller