A Secretaria de Saúde, através da Estratégia Saúde da Família da comunidade do Caramuru, realizou nesta sexta-feira, 26, o primeiro encontro do Programa Hiperdia de 2016. De acordo com a coordenação do encontro, mais de 100 pessoas participaram.
O Hiperdia é um programa desenvolvido pela secretaria de Saúde de Itaipulândia que visa manter um cuidado especial com as pessoas que sofrem com a doença de hipertensão arterial ou popularmente conhecida como ???pressão alta??? e com o diabetes.
Este programa é realizado em todas as comunidades, onde a equipe de profissionais de Saúde se reúne mensalmente com os pacientes e executam ações educativas e preventivas com palestras e atividades físicas, que visam acompanhar e monitorar a hipertensão e o diabetes nos pacientes assistidos pelo Hiperdia.
Conforme disse o Secretário de Saúde Dr. Juares José Bassani ???estamos retomando as atividades deste ano e nos próximos dias estaremos elaborando o calendário dos encontros da sede e demais comunidades. Ressaltamos o empenho da equipe da ESF do Caramuru em mobilizar os munícipes interessados e que necessitam do acompanhamento para melhorar sua saúde.???
No encontro do Caramuru os participantes tiveram a verificação de pressão arterial, orientação do uso correto e acondicionamento da medicação e demais orientações.
HIPERTENS??O
Hipertensão é uma doença democrática que acomete crianças, adultos e idosos, homens e mulheres de todas as classes sociais e condições financeiras. Popularmente conhecida como ???pressão alta???, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como conseqüência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.
DIABETES
Diabetes é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).
Fonte: Assessoria