106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O fígado gorduroso ou a “esteatose hepática” é uma condição geralmente relacionada a maus hábitos alimentares.
Existem dois tipos de fígado gorduroso, o produzido pela ingestão excessiva de álcool, e o gerado por uma dieta insalubre rica em gorduras e triglicerídeos, o que evita que este órgão elimine as toxinas de maneira eficiente.
Algumas pessoas têm um tipo de resistência à insulina, que é o hormônio responsável pela regulação da glicose. Isso gera mudanças no metabolismo e afeta diretamente o tecido do fígado.
Um fígado gorduroso causa fibrose crônica (fígado endurecido). Isso ocorre quando esse órgão diminui suas funções, a gordura se oxida e, consequentemente, se inflama, dando lugar a muitos desconfortos.
Sintomas comuns de um fígado gorduroso
Nem todas as pessoas com fígado gorduroso relatam sintomas. No entanto, estes são os mais comuns.
Cansaço ou fadiga
Perda de apetite
Dor na parte direita do abdômen
Sensação de saciedade extrema (peso no estômago )
Náusea
Dificuldade em concentrar-se, e memória ruim.
Se você apresentar esses sintomas, vá para um especialista para realizar os exames pertinentes. Cuidar dessa condição a tempo pode prevenir a cirrose, e seus efeitos colaterais.
Existe também uma predisposição biológica para ter fígado gorduroso se você sofre de obesidade, diabetes, pressão alta e alta concentração de triglicerídeos no sangue.
O que devo comer se tiver fígado gorduroso?
É vital entender que, para curar o fígado gorduroso você deve iniciar mudanças importantes em sua dieta.
Anote as recomendações listadas abaixo para incluir alimentos ricos em fibras e proteínas saudáveis ??????na sua dieta diária.
Alho
Este bulbo contém selênio e alicina, ingredientes perfeitos para limpar o fígado, melhorando a ativação de enzimas que promovem a eliminação de toxinas.
Gengibre
Devido ao seu alto teor de antioxidantes o gengibre é um aliado ideal para diminuir os triglicerídeos.
Infusão de gengibre
Ingredientes:
1 xícara de água (250 ml)
2 colheres de sopa de raiz de gengibre (30 g)
1 colher de chá de mel (5 ml)
Preparo:
Ponha para ferver a água e adicione o gengibre. Quando estiver fervendo, deixe descansar por 5 minutos.
Coloque o preparo em um copo.
Adicione o mel, e beba enquanto estiver quente.
Você pode consumir esta bebida no meio da tarde e repetir o seu uso por, pelo menos, duas semanas.
Acelga
A acelga é rica em fibras, ferro, magnésio, potássio e água. É um excelente tônico para rejuvenescer as células do fígado e limpar o fígado gorduroso.
Toranja
Este magnífico fruto contribui para a ativação de certas substâncias químicas responsáveis ??????pela oxidação de ácidos graxos, o que a torna não apenas adequada para o fígado gorduroso, mas também ajuda a perder peso.
Tome o suco de toranja todas as manhãs e aproveite o benefício da eliminação de gorduras do seu corpo, o que ajuda você a ter um corpo mais saudável.
Chá verde
Outro dos aliados perfeitos para regular as funções do fígado é o chá verde. Seus componentes, como a catequina, afetam diretamente o controle de radicais livres que prejudicam nosso organismo.
Sementes de linho (linhaça)
As sementes de linho fornecem uma quantidade significativa de Omega-3 que pode reduzir os níveis de gordura no sangue. Também possui muita fibra solúvel e insolúvel. A primeira ajuda o fígado na adsorção de gorduras, e a segunda impede a constipação.
Groselha indiana
Este tipo de groselha é bem conhecido como uma fonte de vitamina C. O que se conhece pouco sobre elas, são suas propriedades múltiplas para curar e limpar o fígado.
Devido ao seu alto teor de antioxidantes é uma poderosa liberadora de toxinas que o fígado geralmente armazena. Tanto é assim, que é usada cada vez mais frequentemente para tratar a cirrose, obtendo resultados maravilhosos.
Mamão
Entre os muitos nutrientes que o mamão contém, possui cálcio, ferro e vitaminas. No entanto, sua melhor propriedade é a alta concentração de enzimas digestivas, como a papaína e a quimopapaina, que influenciam na melhoria das funções hepáticas.
Essas enzimas são encontradas principalmente nas sementes. Você pode secá-las e triturá-las, ou comprá-las em uma loja comercial. Inclua estas sementes em sua dieta diária, melhore a digestão, e limpe seu fígado profundamente.
É apropriado começar a fazer exercício começando com caminhadas de baixo impacto e, pouco a pouco, incluir uma rotina moderada que lhe permita aumentar a atividade cardíaca e, assim, a circulação.
Ter fígado gorduroso é uma condição que pode ser revertida apenas modificando seu estilo de vida. Diminuir a ingestão de gorduras e álcool é um dos principais aspectos a considerar.
Como preparar um suco de aloe vera para depurar o fígado e queimar gordura
Como preparar um suco de aloe vera para depurar o fígado e queimar gordura
Saiba como preparar um suco de aloe vera com propriedades que permitem melhorar o funcionamento do organismo de forma natural e sem efeitos colaterais.
Fonte: Melhor com saúde