Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Professores discutem o tema Afrodescendente

  • 27/02/2016
  • Foto(s): Assessoria
Professores discutem o tema Afrodescendente
A Escola Estadual Graciliano Ramos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Helena realizaram durante todo o dia de quinta-feira (25) uma capacitação com os professores envolvendo o tema Afrodescendente.

Os trabalhos estão voltados à lei 10.639 que torna obrigatório no ensino da educação básica publica e privada a questão da identidade hetero-racial. Os trabalhos visam à implementação da lei através de várias atividades desenvolvidas de forma interdisciplinar. No período da manhã foi trabalhado assuntos como discriminação e racismo e no período da tarde discutiram o material didático que deverá ser implementada em sala de aula. 

De acordo com o diretor da Escola Estadual, Graciliano Ramos, Marcio Schneider, o tema consciência negra e diversidade cultural deve ser um dos conteúdos abordados em sala de aula, pois é um assunto complexo e que envolve o dia-a-dia das pessoas. ???Temos poucas incidências em nossa escola, mas existe uma preocupação grande de como os professores irão trabalhar esses conteúdos com os alunos em sala de aula, por isso, a necessidade de buscar conhecimento para os profissionais???, informa o diretor. 

Os trabalhos aconteceram com uma parceria entre o poder público municipal e estadual. O Secretário de Educação e Cultura de Santa Helena, Marco Damke, afirma que a educação em Santa Helena é uma só e capacitações como essa fazem parte da formação continuada dos profissionais. ???Eles precisam estar preparados para trabalhar o assunto afrodescendência diariamente com as crianças, por isso, a preparação antes das aulas iniciarem???, reforça o secretário. 

A Professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa que trabalha na área de formação de professores, Aparecida de Jesus Ferreira, avalia o Paraná como uma cidade que possui muitos europeus e assim como os afrodescendentes precisam ser respeitados, pois fazem parte da história do Brasil. ???Todos os grupos étnicos são patrimônio cultural do país e para que isso aconteça temos a obrigação de levar a informação para essas crianças de como agir caso ocorra alguma discriminação e também para evitar esse tipo de crime???, finaliza. 

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557