Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

99 anos depois, Grêmio e Brasil de Pelotas se enfrentam na final do Gauchão

Rede Costa Oeste de Comunicação transmite o duelo ao vivo a partir das 15h30.

  • 01/04/2018
  • Foto(s): Correio do Lago
  • Esportes
99 anos depois, Grêmio e Brasil de Pelotas se enfrentam na final do Gauchão

A Rede Costa Oeste de Comunicação estará acompanhando a decisão do Gauchão através da Rádio São Miguel Costa Oeste (106,5 FM) e Rádio Independência AM 1020 de Medianeira. O torcedor também poderá acompanhar o duelo através da live na pagina do Facebook, Rede Costa Oeste de Comunicação.     

Após disputarem a primeira final da história do Campeonato Gaúcho há 99 anos, Grêmio e Brasil de Pelotas se enfrentam neste domingo, às 16h, na Arena pelo primeiro jogo da decisão do Gauchão 2018. Dentro de sua casa, o Tricolor busca uma vitória para ir em vantagem para a partida de volta no Bento Freitas, na próxima semana.

Depois de iniciar o Gauchão com o time de transição e ocupar a zona de rebaixamento em boa parte da primeira fase, o Grêmio arrancou com seu time principal e chegou aos mata-matas na condição de favorito. Com autoridade, eliminou Inter e Avenida para chegar à decisão deste domingo. O Tricolor tentará fazer valer mais uma vez o seu favoritismo, agora diante do Brasil de Pelotas.

 Em sua última entrevista antes da final, o técnico Renato Portaluppi destacou a importância de fazer o primeiro jogo em casa. Ele ressaltou que seu time precisa vencer na Arena para ter alguma vantagem para partida decisiva em Pelotas.

 “Conhecemos muito bem o Brasil de Pelotas. Sabemos, mais ou menos, a maneira que eles vão se comportar, mas isso não muda a nossa forma de jogar. Vamos continuar respeitando o nosso adversário. Desde já convoco o nosso torcedor. Sei que é Páscoa, mas está na hora do torcedor nos ajudar, como sempre faz. Para que possamos tentar sair com uma vantagem, nem que seja mínima, para jogar em Pelotas e o nosso torcedor é fundamental”, disse o treinador.

A escalação do Grêmio para o jogo deste domingo tem apenas uma dúvida. Destaque nas partidas contra o Avenida, Arthur será titular. Maicon e Jaílson brigam por uma vaga ao lado dele no meio-campo. Se o capitão tem a seu favor a maior qualidade técnica, Jaílson pode ser o escolhido pelo poder de marcação. Renato afirmou já ter decidido ao longo da semana quem irá jogar, mas deixou a confirmação para minutos antes de a bola rolar.

 Brasil em busca do sonho

 Primeiro campeão gaúcho, o Brasil de Pelotas busca o bicampeonato 99 anos depois. Além da dupla Gre-Nal, apenas o Guarany de Gagé venceu o Gauchão mais de uma vez (é bicampeão) até hoje. É esse o feito que o Xavante buscará alcançar neste ano.

 O time comandado por Clemer tem o direito de jogar a seguna partida da final por ter a melhor campanha do Gauchão. O desafio agora é manter o nível diante do atual campeão da América. Para isso, o treinador apostará na sequência e deverá mandar a campo neste domingo o mesmo time que superou o São José na semifinal.

 Grêmio x Brasil 99 anos depois

 No primeiro Gauchão, em 1919, o Brasil de Pelotas veio a Porto Alegre e levou a melhor sobre o Grêmio. Naquela ocasião, o Xavante conquistou uma goleada de 5 a 1 no estádio da Baixada e ficou com a taça.

 O torneio de 1919 é considerado oficialmente o primeiro estadual do Rio Grande do Sul porque até então o que havia eram competições municipais. Em 1919, foi feita uma disputa com a decisão entre os campeões regionais um ano após a criação da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Com o passar dos anos, o número de participantes foi aumentando gradativamente até o Gauchão se tornar como é atualmente.

Fonte: Correio do Povo