106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Minimizar os riscos para a saúde e aumentar o bem-estar do organismo é o objetivo. Como conseguir isso é a questão. Felizmente, essas dicas para alcançar um sono de qualidade certamente irão beneficiar nosso corpo.
Dormir pouco estimula a má alimentação, ao mesmo tempo em que altera as emoções e a capacidade de concentração. Além disso, aumenta o risco de desenvolver diferentes doenças, como a obesidade.
O abuso de café, a prática de exercícios em momentos inadequados, o fato de ter rotinas diferentes todos os dias, e a escolha de horários variáveis para ir para a cama são inimigos de um descanso profundo e reparador.
Hoje vamos fornecer uma série de dicas para ter um sono de qualidade. Nelas está o segredo para conseguir o descanso tão necessário.
Transtornos do sono
O primeiro passo é detectar os problemas e procurar remédios naturais. A insônia é o distúrbio mais comum e afeta muito a qualidade de vida. Descobrir suas causas e aplicar o correto tratamento para o sono ajuda a superá-la.
Outro transtorno frequente, mas muito mais perigoso, é a apneia do sono. Pode desencadear a pressão arterial elevada e doenças do cérebro e do coração, especialmente o infarto do miocárdio.
O paciente deixa de respirar por pelo menos dez segundos várias vezes durante a noite, o que diminui a quantidade de oxigênio no sangue. Nestes casos, o tratamento médico é essencial.
Não é só dormir, mas dormir bem. Na primeira fase começa um processo de relaxamento, mas o cérebro ainda está ativo. Meia hora depois o sono profundo tem início, e é mais difícil acordar.
Algumas dicas para alcançar um sono de qualidade
Essas dicas para ter um sono de qualidade proporcionam um sono reparador, o que minimiza os hormônios do estresse e o risco de doenças coronárias e vasculares.
Adaptar-se às necessidades do organismo
Embora estejamos acostumados a ouvir que o ideal para um adulto é dormir entre 7 e 8 horas por noite, cada organismo é diferente.
O importante é que cada pessoa pode especificar as horas de que precisa para descansar e estabelecê-las como uma regra. Isso dependerá do seu ritmo de vida.
Dispense os estimulantes
O consumo de café, chocolate, chá, coca-cola e outros estimulantes está em desacordo com o bom descanso.
Para impedir que eles nos afetem, evite-os durante a tarde e a noite.
Opte por um jantar leve
Um jantar leve, sem componentes gordurosos ou diuréticos, pelo menos três horas antes de ir dormir, não interferirá no sono. Não é aconselhável ir dormir com fome.
Devemos evitar alimentos como bacon, queijo, nozes ou vinho tinto, que contêm tiramina. Estes liberam a noradrenalina, um estimulante para o cérebro que pode manter a pessoa acordada a noite toda.
Benefícios do exercício
Fazer exercícios de forma regular na parte da manhã, após o café da manhã, ou à tarde, antes do jantar, consome a energia que será recuperada à noite.
A atividade física aumenta a temperatura do organismo, por isso não é aconselhável praticá-la perto da hora de dormir.
Álcool e cigarro
A crença de que uma dose de bebida alcoólica facilita o sono é uma meia verdade. No estágio inicial a atividade cerebral diminui, mas depois irá alterar o sono.
Igualmente, a dependência de nicotina pode interromper o sono. Passar várias horas sem fumar gera uma sensação de privação.
Assim, é aconselhável parar de fumar definitivamente. Manter os horários de sono, incluindo fins de semana, regularizará essa atividade.
O triptofano do leite, um aminoácido que regula os níveis de serotonina no cérebro, faz com que tomar um copo antes de ir para a cama seja de grande ajuda.
Ovos e grãos integrais também fornecem triptofano.
Uma pequena soneca
O ideal é ir para a cama quando você está com sono. Tirar uma soneca de não mais de 30 minutos à tarde é uma alternativa saudável.
Isso ajudará a relaxar o organismo e não interferirá no sono noturno.
Sem barulho, luzes ou calor
É bom desligar a televisão e o rádio. Se o silêncio total não for alcançado, os tampões de ouvido são uma boa opção.
O quarto deve estar escuro e com uma temperatura próxima a 20 ºC.
Algumas gotas de valeriana ou uma infusão de camomila antes de ir para cama relaxam e facilitam o repouso. Alguns perfumes, óleos ou cremes contêm fragrâncias que induzem o sono.
A melhor posição
Deitar-se de costas minimiza os danos no pescoço, bem como a pressão nos pulmões, dores de cabeça e insônia.
Segundo especialistas, dormir no lado esquerdo favorece a atividade do coração, circulação, digestão e drenagem linfática.
Ao fazê-lo no lado oposto, por outro lado, aumenta o refluxo esofágico.
Fonte: Melhor com saúde