106,5 FM
Rádio Costa Oeste
As chuvas torrenciais atingiram mais uma vez a microrregião de Santa Helena na última semana. O município já havia sofrido com as chuvaradas entre o final de outubro e início de novembro do ano passado.
Na terça e quarta-feira da semana passada, o índice pluviométrico superou a marca dos 200 milímetros em várias localidades de Santa Helena, causando alagamentos e deixando casas inundadas.
Outro problema causado pelo excesso de chuvas é referente a conservação de solo. No ano passado, os agricultores já haviam sofrido grandes perdas no solo, não sendo possível realizar total recuperação da terra.
Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Kraemer, os danos da última semana foram muitos, e diversos locais tiveram a situação agravada. Segundo o secretário, outras reuniões serão realizadas com os produtores, nas microbacias do município, para tratar sobre o assunto, a exemplo do encontro que aconteceu em Esquina Céu Azul. Kraemer pede que os agricultores se organizem para a realização dos procedimentos de conservação de solo. ÁUDIO KRAEMER
Região
Na região, outros municípios também tiveram registros de fortes chuvas.
Em Guaíra, o acumulado da última semana foi de 200 milímetros. Apesar do grande volume de chuva, não houve prejuízos em residências e nem no interior, logo não afetando de forma grave o solo.
Já em Medianeira e São Miguel do Iguaçu, a quantidade de chuva foi menor durante a semana passada.
Medianeira teve um acumulado de 112 milímetros e SMI de 164. De acordo com o Engenheiro Agrônomo, Ricardo Heintze, todo excesso de chuva é prejudicial às lavouras, porém em ambos os municípios, conforme os boletins recebidos pela Lar Cooperativa, não houve relatos e nem indícios de sérios problemas com o solo. Ele destacou ainda, que não ocorreu nada comparado com os fatos registrados no ano passado.
Fonte: Geovani Canabarro