Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agricultores realizam manifestação nesta quinta em SH; comércio poderá fechar as portas em apoio

O protesto contra a demarcação de terras está marcado para ocorrer a partir das oito horas da manhã, na praça central

  • 03/04/2018
  • Foto(s): Divulgação
Agricultores realizam manifestação nesta quinta em SH; comércio poderá fechar as portas em apoio

Está marcada para quinta-feira uma manifestação contra as invasões e demarcações de áreas de terra no município de Santa Helena.

De acordo com os organizadores do protesto, o início previsto é por volta das 8h30, em frente a prefeitura de Santa Helena.

Segundo Álvaro Bortolini, um dos agricultores que integram a organização dos manifestos, o principal objetivo é mostrar para a população e autoridades que o grupo não aceitará a demarcação na região. ÁUDIO

Recentemente a justiça determinou a demarcação e ampliação de terras em Santa Helena e São Miguel do Iguaçu, isso no prazo máximo de dois anos, por ordem da Justiça Federal.

Guaíra e Palotina também vivem a tensão entre produtores e indígenas.

Nesta semana, em Terra Roxa o proprietário da Fazenda Rodeio, em Terra Roxa, descobriu uma invasão de indígenas em suas terras, às margens do Rio Piquiri.

Cerca de 80 pessoas se reuniram e foram até o local e reintegraram a área, obrigando os invasores a sair.

Policias militares de Terra Roxa acompanharam a reintegração da área.

Os invasores foram acompanhados e transportados para seu local de origem.

Comércio

Os empresários de Santa Helena estão se organizando em apoio a uma manifestação dos produtores rurais contra a “demarcação de áreas indígenas”, na quinta-feira, na conhecida ‘Praça Central’, em frente à prefeitura. A intenção é mostrar o descontentamento dos proprietários rurais com relação à informação de possível destinação de terras no município aos índios. Tendo em vista a importância do tema a classe empresarial também se mobiliza.
A proposta defendida como meio de manifestação é que as empresas fiquem de portas fechadas no período de 8 horas às 10 horas de quinta-feira e que os proprietários e colaboradores participem da mobilização agendada para ocorrer na ‘Praça Central’, e liderada pelos produtores rurais.

Um adesivo está sendo confeccionado e poderá ser utilizado para identificar as empresas participantes do manifesto, visto como uma forma de demostrar a indignação dos proprietários de terras e entidades representativas em relação à possível demarcação em Santa Helena.

O fechamento do comércio no horário definido, de 8 horas às 10 horas, têm a aprovação e apoio da Acisa, Conselho do Jovem Empreendedor-Cojem e Conselho da Mulher Empreendedora-CME.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena-Acisa, Leonardo Redin lembra que, uma reunião está agendada para quinta-feira, às 9h, na prefeitura, com a participação de lideranças indígenas, autoridades governamentais e Ministério Público.

Fonte: Geovani Canabarro