106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Embora o país viva um momento de recessão, o Oeste do PR tem batido recordes de produção de peixe, que, segundo especialistas no setor, ainda deve crescer cerca de 20% nos próximos anos. A maior referência vem de Maripá, um município de 6 mil habitantes.
Nos últimos 6 anos, a tilapicultura em cativeiro no município, saltou de 40,3 para 55,7 toneladas/hectare/ano. Em 2012, a área alagada era de 75 hectares. Em 2017, dobrou para 140 hectares, com uma produção de 7.800 toneladas no ano. O município tem a segunda maior produção de tilápia do Paraná, Estado que, atualmente, lidera a piscicultura brasileira.
Esse crescimento na cadeia produtiva deve-se ao trabalho de importantes parcerias, entre elas, destacamos a EMATER e a ITAIPU BINACIONAL , que auxiliam os piscicultores com a assistência técnica e o aprimoramento da atividade.
E por falar em aprimoramento, nos dias 9 e 10 de abril, durante a Expolondrina 2018, será realizado o 17º Seminário Estadual de Aquicultura, que é um evento técnico voltado aos piscicultores e interessados na atividade. O tema será “Peixe: alimento saudável que gera renda ao produtor”.
Um dos palestrantes deste seminário, o engenheiro de pesca Taciano Sezar, Freire Maranhão do IAP de Toledo, convida a todos os interessados a participarem deste evento que será realizado no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina. (Ouça entrevista abaixo)
Fonte: Enio Manoel com Jornal de Itaipu