106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O tema “produção de energias limpas” está cada vez mais atual no Estado do Paraná.
Ontem na Assembleia Legislativa, Alep, aconteceu a audiência pública que debateu sobre a utilização pública das energias solar, eólica, biomassa e outras no Paraná.
Proposta pelo deputado do PP José Carlos Schiavinatto, a audiência contou com a presença de representantes de diversos segmentos ligados ao setor de energia no estado, como Copel, Tecpar e Itaipu, que trouxeram as experiências na produção de energias sustentáveis.
Está é a segunda audiência pública para tratar sobre o tema. De acordo com o deputado Schiavianatto, o Paraná não pode ficar de fora do protocolo do CONFAZ - O Conselho Nacional de Política Fazendária – que permite retirar ou reduzir impostos de energia produzidas pelos próprios consumidores. ÁUDIO SCHIAVINATTO
O superintendente de Energias renováveis de Itaipu, Paulo Afonso Schmidt, afirmou que na usina que utiliza a água como maior fonte de energia, outras energias limpas estão sendo implantadas. ÁUDIO PAULO
Região oeste e o Biogás
Na região oeste do Paraná o investimento é grande na produção do Biogás.
A Ciobiogás, Centro Internacional de Energias Renováveis, apoia mais de 12 iniciativas na região. Entre eles estão o Condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon, criado em 2009, e a Granja Haacke, em Santa Helena, em funcionamento desde 2013.
Entre Rios do Oeste também conta com um projeto em desenvolvimento, que é referência no Estado, em torno de 19 propriedades rurais participam do projeto. O programa, no entanto, pode comportar até 63 produtores. O projeto interliga dezenove propriedades suinocultoras e avicultoras de Entre Rios do Oeste por meio de um biogasoduto com cerca de 22 quilômetros.
São Miguel do Iguaçu e Pato Bragado receberam investimentos nesta área de produção de energia sustentável. No município bragadense, o projeto de geração distribuída com biogás no modelo de consórcio, implantado na propriedade Esser, é o primeiro do Paraná a receber autorização para entrar em operação comercial.
O município de Toledo, também se destaca, e ganhará um empreendimento sustentável de geração de energia, a partir do biogás, nos próximos meses. A parceria para executar o projeto inovador foi oficializada na semana passada, entre o suinocultor Luis Carlos Hoffmann e a Apolo Energia, empresa especializada em arrendamento de sistemas de biogás e solar no âmbito da geração distribuída de energia elétrica. A parceria conta com o apoio do Centro Internacional de Energia Renováveis-Biogás (CIBiogás).
O produtor Zé Carlos Colombari, conta a anos com o sistema de biogás. Ele fala das vantagens. ÁUDIO ZÉ CARLOS
Fonte: Geovani Canabarro