Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Projeto de incentivo à produção de energias limpas é destaque na Alep

Municípios da região oeste já contam com investimentos no Biogás

Projeto de incentivo à produção de energias limpas é destaque na Alep

O tema “produção de energias limpas” está cada vez mais atual no Estado do Paraná.

Ontem na Assembleia Legislativa, Alep, aconteceu a audiência pública que debateu sobre a utilização pública das energias solar, eólica, biomassa e outras no Paraná.

Proposta pelo deputado do PP José Carlos Schiavinatto, a audiência contou com a presença de representantes de diversos segmentos ligados ao setor de energia no estado, como Copel, Tecpar e Itaipu, que trouxeram as experiências na produção de energias sustentáveis.

Está é a segunda audiência pública para tratar sobre o tema. De acordo com o deputado Schiavianatto, o Paraná não pode ficar de fora do protocolo do CONFAZ - O Conselho Nacional de Política Fazendária – que permite retirar ou reduzir impostos de energia produzidas pelos próprios consumidores. ÁUDIO SCHIAVINATTO

O superintendente de Energias renováveis de Itaipu, Paulo Afonso Schmidt, afirmou que na usina que utiliza a água como maior fonte de energia, outras energias limpas estão sendo implantadas. ÁUDIO PAULO

Região oeste e o Biogás

Na região oeste do Paraná o investimento é grande na produção do Biogás.
A Ciobiogás, Centro Internacional de Energias Renováveis, apoia mais de 12 iniciativas na região. Entre eles estão o Condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon, criado em 2009, e a Granja Haacke, em Santa Helena, em funcionamento desde 2013.

Entre Rios do Oeste também conta com um projeto em desenvolvimento, que é referência no Estado, em torno de 19 propriedades rurais participam do projeto. O programa, no entanto, pode comportar até 63 produtores. O projeto interliga dezenove propriedades suinocultoras e avicultoras de Entre Rios do Oeste por meio de um biogasoduto com cerca de 22 quilômetros.
São Miguel do Iguaçu e Pato Bragado receberam investimentos nesta área de produção de energia sustentável. No município bragadense, o projeto de geração distribuída com biogás no modelo de consórcio, implantado na propriedade Esser, é o primeiro do Paraná a receber autorização para entrar em operação comercial.

O município de Toledo, também se destaca, e ganhará um empreendimento sustentável de geração de energia, a partir do biogás, nos próximos meses. A parceria para executar o projeto inovador foi oficializada na semana passada, entre o suinocultor Luis Carlos Hoffmann e a Apolo Energia, empresa especializada em arrendamento de sistemas de biogás e solar no âmbito da geração distribuída de energia elétrica. A parceria conta com o apoio do Centro Internacional de Energia Renováveis-Biogás (CIBiogás).

O produtor Zé Carlos Colombari, conta a anos com o sistema de biogás. Ele fala das vantagens. ÁUDIO ZÉ CARLOS

Fonte: Geovani Canabarro