106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Um encontro em Medianeira está reunindo nesta quinta-feira (12), gestores da Defesa Civil e outros segmentos, abordando a vulnerabilidade dos mananciais em relação a produtos perigosos que passam pela BR 277.
Este encontro reúne agentes de municípios do Oeste do Paraná e também de quatro localidades do Paraguai (Mingua Guaçú, Hernadárias, Presidente Franco e Ciudad del Este).
Para a professora da Unioeste, Dra. Irene Carniatto, Coordenadora do Centro de Pesquisas e Proteção em Desastres, esse encontro conta com apoio de diversas entidades, dentre elas, a Sanepar, que é a gestora do fornecimento de água tratada para a população. Para a professora, é preciso preparar o grupo da Defesa Civil para atender possíveis casos que possam causar prejuízos em mananciais, como recentemente um caso acontecido na BR 277 próximo a Matelândia.
De acordo com o Capitão Eduardo de Castro do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, o papel da Defesa Civil é de articulação e operacional de resposta.
Com o aumento do tráfego de veículos pesados transportando essas cargas, a população e o meio ambiente se tornam vulneráveis e é preciso evitar esse tipo de ocorrência, disse o Capitão Castro.
Ouça as entrevistas:
Fonte: João Hermes