Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná está há dois anos sem registro de mortes por dengue

Na região oeste, apesar do alto índice de infestação, os casos estão controlados

Paraná está há dois anos sem registro de mortes por dengue

O Paraná completou em abril dois anos sem mortes por dengue. A informação foi confirmada a partir do novo informe técnico divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini, o resultado é motivo de comemoração pelo sucesso do trabalho em conjunto realizado no Paraná. No entanto, segundo ela, ainda é preciso manter vigilância total. ÁUDIO JÚLIA CORDELLINI 01

O Paraná saiu de uma epidemia de mais de 56 mil casos de dengue e 63 mortes entre 2015 e 2016, para apenas 587 casos e nenhum óbito do ano passado para cá.

Além dos trabalhos realizados pelo governo, acontece ainda a vacinação contra a dengue.

Amanhã, sábado dia 14, acontece a terceira fase de vacinação contra a dengue para trinta municípios do PR. Entre eles Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Maripá.

Júlia Cordellini lembra que a vacina é segura, e precisa das três doses para funcionar. ÁUDIO JÚLIA CORDELLINI 02

Quanto a situação da 20ª Regional de Saúde com sede em Toledo, os casos estão controlados, bem abaixo para época. O único ponto preocupante, conforme o Coordenador do Setor de Dengue da regional, Valter Baez, é referente ao LirAa, que é o Índice de Infestação do mosquito Aedes Aegypti. ÁUDIO VALTER

O preconizado do índice é de 1%, sendo que todos os municípios pertencentes a 20ª Regional estão acima. Com situação mais séria para Santa Helena com um índice de 12,30%; Marechal Cândido Rondon, 7,10% e Guaíra com 6%.

Na 9ª Regional de Saúde, com sede em Foz do Iguaçu, há 112 casos de dengue no total, durante o período epidemiológico de agosto de 2017 até este mês.

Os casos mais críticos são nos municípios de Foz do Iguaçu, com 73 casos confirmados; Itaipulândia com 20; e São Miguel do Iguaçu com 12 confirmações.

Fonte: Geovani Canabarro