106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Vitório Stamm, empossado na última sexta-feira (13), concedeu a primeira coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (17), na sala de treinamentos da estatal, em Foz do Iguaçu.
Com a presença de veículos de comunicação de diversos estados, Stamm destacou os desafios do novo cargo e respondeu à perguntas dos jornalistas sobre diversas áreas, como o anexo C do Tratado de Itaipu, a continuidade e ampliação das ações e projetos desenvolvidos em toda a região.
Em uma das explanações, o diretor falou sobre o contrabando que passa nas fronteiras do Paraguai com o Brasil, em Foz do Iguaçu e Guaíra. A instalação de câmeras de segurança na Ponte da Amizade e parcerias com forças de segurança que visam a inibição destas atividades são algumas providências que a Itaipu têm como meta, assim como também afirmou o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Newton Kaminski. (veja vídeo abaixo)
Marcos Stamm é formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 1981, com pós-graduações em Direito Administrativo - Licitações e Contratos Administrativos, e em Direito Administrativo - Controle da Administração Pública, ambas pela Faculdade de Direito de Curitiba.
Foi diretor-geral da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho do Paraná, em 1999 (durante o período respondeu pelo cargo de secretário de Estado da pasta); delegado regional do Trabalho substituto da Delegacia Regional do Trabalho do Estado do Paraná e chefe do Serviço de Relações do Trabalho, no período de 1996 a 1998; e diretor administrativo e financeiro da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), em 1990.
O executivo também foi assessor do governador do Estado do Paraná, em 2010; chefe de gabinete do secretário da Assessoria Especial do Governo do Estado do Paraná, no período de 1987 a 1990; chefe de gabinete da Fundação da Assistência aos Municípios do Paraná (Famepar), entre 1984 a 1987; e assessor técnico do Senado Federal - gabinete do senador Sérgio Souza, no período de 2011 a 2014.
Antes de assumir o posto máximo da Itaipu, era diretor financeiro da Binacional.
A Rede Costa Oeste de Comunicação participou do evento. Confira a entrevista.
Fonte: Kelly Cristina