A Secretaria de Saúde de Santa Helena, juntamente com a Vigilância em Saúde e Setor de Combate às Doenças Endêmicas, iniciou o trabalho de palestras nas escolas e centros municipais de educação infantil. O Colégio Humberto de Alencar Castelo Branco foi uma das instituições que solicitou a intervenção através de palestras que levam conhecimento aos estudantes. A intenção é conscientizar os alunos para que haja reflexo em ações domésticas de eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Atualmente Santa Helena está com 117 casos de dengue confirmados, somado a um caso de Zika Vírus. Ao todo são 437 pessoas notificadas. No último final de semana foram 48 pessoas com sintomas para dengue, situação que serve de alerta à população.
Cuidados adicionais devem ser adotados, caso do uso de mosquiteiros, repelentes, roupas compridas e outros métodos que possam coibir a picada do mosquito. Além disso, deve ser intensificado o trabalho de eliminação de focos e possíveis criadouros do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika Vírus e chikungunya. Neste sentido, algumas organizações independentes programam trabalhos, ações e estratégias que visam auxiliar no combate ao mosquito transmissor.
Fonte: Assessoria