106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O ex-senador Mario Abdo Benítez, 46 anos, do Partido Colorado, considerado de direita, venceu as eleições presidenciais no Paraguai no último domingo (22).
Segundo a Justiça Eleitoral, com 97% das urnas apuradas, Marito, como é conhecido, alcançou 46,5% dos votos, contra 42,71% de seu principal adversário, Efraín Alegre, do Partido Liberal, ficando com uma vantagem mais estreita do que anteciparam pesquisas recentes e de boca de urna.
Mario Abdo assumirá em 15 de agosto e com a vitória, os colorados conservam a hegemonia no país, pois a sigla só ficou de fora do poder em cinco dos últimos 70 anos.
Em sua campanha, com uma agenda conservadora , o presidente eleito defendeu a continuidade das políticas econômicas de Horácio Cartes. Em seu plano de governo ele propôs entre outros, o serviço militar obrigatório para filhos de mães solteiras e se colocou contra a legalização do aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Para Nelson Acosta, autônomo brasileiro que reside em Salto Del Guairá, no Paraguai, só o tempo vai dizer se os paraguaios escolheram bem o seu presidente.
O cônsul do Paraguai em Guaíra, Manoel Gomes, disse que pouca coisa deve mudar com o novo governo.
Ouça as entrevistas:
Fonte: Enio Manoel