Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão

A doença que atinge adultos e crianças

Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão

Quinta-feira, 26 de abril, é o dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão. A doença que atinge adultos e crianças, não distingue a idade ou classe social, e já é considerada um problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A Sociedade Brasileira de Cardiologia alerta que o risco de desenvolver hipertensão é oito vezes maior nas crianças obesas, mas não é um fator determinante.  A doença é silenciosa e não apresenta muitos sintomas.

O pequeno Alcides Gustavo Damin, de seis anos, descobriu que era hipertenso, há três anos, quando fez um exame do rim. A mãe, Juliana Damin, disse que levou um susto. O menino trata a doença com remédios e passa por consultas mensais. Ele também joga futebol, além dos cuidados com a alimentação. Juliana conta que diminuiu o sal e alimentos industrializados. Tudo isso ajuda a manter a pressão estável.

Segundo a nefrologista, Rejane de Paula Bernardes, filhos de pais hipertensos devem ser acompanhados desde cedo, já que a pressão alta é uma doença hereditária e crônico-degenerativa. Ela ataca os vasos sanguíneos e pode causar lesões graves no coração, rins, cérebro e artérias do nosso corpo.

Hipertensão Infantil

No caso da hipertensão infantil, nem sempre a obesidade é um fator determinante, pois a doença pode ser causada por problemas renais, cardíacos ou endócrinos, enfatizou Rejane. Nos adolescentes ela pode ser desencadeada pelo uso de drogas, álcool e cigarro, além de anabolizantes.

A melhor maneira de detectar a hipertensão é aferindo a pressão, porque a doença é difícil de ser diagnosticada apenas por sintomas. Entre os poucos apresentados estão: irritabilidade, sono agitado e em alguns casos a pessoa pode ter convulsões. Dor de cabeça, tontura e algumas crianças não conseguem ganhar peso.

Fonte: massanews