Está marcada para esta quinta-feira, 3 de março, a primeira reunião do ano da Câmara Técnica (CT) de Energias Renováveis do Programa Oeste em Desenvolvimento. A expectativa é que cerca de 40 pessoas, entre empresários, representantes de instituições de apoio ao desenvolvimento da região e de universidades estejam presentes na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), a partir das 14 horas, em Cascavel.
Segundo o coordenador do CT, Felipe Souza Marques, um dos principais motes do encontro é reforçar a pauta da energia fotovoltaica. ???Sabemos que a maior vocação da região quando se fala em energias renováveis é o biogás. Entretanto, a fotovoltaica tem se mostrado uma boa oportunidade de negócio. Assim, como o foco do ano passado foi o biogás, optamos por começar 2016 com um novo tipo de energia, valorizando-a e estimulando novos pensamentos???, justifica.
Para debater o tema, o grupo vai contar com a presença do presidente-executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Dr. Rodrigo Lopes Sauaia. O especialista deve falar sobre a situação atual, oportunidades e desafios da energia solar fotovoltaica. ???Muita coisa mudou no cenário do fim do ano até hoje. A exemplo da legislação, que vai mudar, a partir de março, a forma de crédito para quem gera energia para a rede???, alerta Felipe.
As novas regras são da Resolução Normativa nº 482/2012 que estabelece sobre a geração de energia produzida por fontes renováveis. ???A partir deste 1º de março, a energia da ???geração distribuída??? poderá ser consorciada, ou seja, os créditos gerados entre a energia gerada e a consumida poderão ser abatidos não só pela unidade produtora, mas outras de mesma titularidade. Isso vai gerar oportunidades, inclusive, de alianças entre indústrias e pequenas propriedades geradoras de energias renováveis???, explica o coordenador da CT.
Além dessas temáticas, a primeira reunião de Energias Renováveis do Programa Oeste em Desenvolvimento vai falar das novas perspectivas de trabalho para o ano de 2016 e discutir o novo formato de atuação da Câmara Técnica. ???O tema vem ganhando importância em diversos setores, tanto no quesito impacto econômico, como novas possibilidades de desenvolvimento econômico, quanto dentro de responsabilidade ambiental???, argumenta a consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda.
Câmaras técnicas
As discussões sobre energias renováveis refletem em todo o andamento das chamadas Câmaras Técnicas do Programa Oeste em Desenvolvimento. ???A Câmara Técnica de Energias Renováveis é um dos eixos estruturante do Programa. Desta forma, precisa estar alinhado e atender às necessidades das mesmas. Neste primeiro encontro, a pauta também vai abordar as demandas vindas das Câmaras Técnicas de Proteína Animal???, ressalta a consultora.
Com isso, a CT ganha maior responsabilidade dentro do Programa, amplia sua atuação para dar vazão às demandas do Oeste em Desenvolvimento. Depois das discussões, o grupo vai fazer uma visita técnica orientada na planta fotovoltaica da AMOP, que fica na Rua Pernambuco, no 1.936, em Cascavel.
Oeste em Desenvolvimento
A Câmara Técnica de Energias Renováveis integra O Programa Oeste em Desenvolvimento. Uma iniciativa que une mais de 30 instituições como a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), o Sebrae/PR, o Sistema Cooperativo, a Caciopar, a Amop, a Emater e a Fiep. O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico do oeste do Paraná por meio de ações integradas e com foco nas potencialidades regionais.
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR ??? Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios.
A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.
Fonte: Assessoria