106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Oeste do Paraná se destaca em vários tipos de produção, especialmente a agrícola. Mas Terra Roxa, uma cidade com pouco mais de 17 mil habitantes, tem se destacado com a produção de roupas, principalmente para bebês. O município possui atualmente um setor especializado em fabricação de roupas para crianças com idade entre 0 e 3 anos. São mais de 50 empresas, que juntas representam 30% da economia do município e empregam direta e indiretamente mais de 3,5 mil pessoas.
Conhecida nacionalmente e internacionalmente pelos seus produtos, faltava o reconhecimento oficial por parte governo federal. Mas para a alegria de empresários e da população, o Presidente Michel Temer sancionou a lei, que reconhece oficialmente o município de Terra Roxa como Capital Nacional da Moda Bebê.
Em uma cerimônia realizada na ultima segunda-feira (30/05) com a presença de autoridades locais, regionais e nacionais no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Paulo Renato Souza, o município de Terra Roxa recebeu o título das mãos do Deputado Federal Sérgio Souza.
Para comemorar a conquista houve um show gratuito com a dupla sertaneja Pedro Henrique e Fernando. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, com apoio da Câmara de Vereadores e Arranjo Produtivo Local (APL).
Após a solenidade, o diretor regional do SESI/SENAI José Antonio Fares, destacou a importância da parceria da instituição empresarial com as empresas ligadas á (APL).(áudio abaixo)
Segundo o Prefeito Altair de Pádua, esse título era esperado há muitos anos pelos empresários e pela população terra-roxense, que reconhece a importância dessas empresas para desenvolvimento do município.(áudio abaixo)
Para se ter uma ideia da relevância dessas empresas para a cidade, só em uma das fábricas, são empregados mais de 300 funcionários, com mais 200 em duas filiais em cidades vizinhas.
Outra fábrica pioneira inaugurou recentemente um novo parque industrial com 10 mil m². Na área de produção, a cortadeira tem capacidade para cortar dez mil peças por dia.
Em um ano, a empresa instalada em Terra Roxa já produz 5 milhões de peças de roupas. Desde 2017, muitas delas vão para os Estados Unidos, Canadá, Japão, Kuwait e países da América do Sul.
Fonte: Enio Manoel