106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Foi realizado no final da tarde desta quinta-feira no Balneário Terra das Águas, em Santa Helena, a segunda assembleia ordinária de 2018 do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.
Prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores, presidentes de associações comerciais, Itaipu Binacional e demais autoridades da região se reuniram para debater assuntos voltados ao desenvolvimento regional.
Como pauta principal estava a aquisição de equipamentos móveis para recape asfáltico sobre pedras irregulares. O projeto será desenvolvido em parceria com a Itaipu Binacional e demanda de uma organização com as administrações municipais para ser colocado em prática.
A presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Cleci Loffi, prefeita de Mercedes, explica o que significa este projeto, que será trabalhado em forma de cooperativa entre os municípios. ÁUDIO CLECI 01
Os trabalhos com os equipamentos serão divididos de forma igualitária, atendendo as principais demandas de cada cidade, conforme destaca Cleci Loffi. ÁUDIO CLECI 02
Em discussão, durante a assembleia, esteve também o projeto aprovado por unanimidade no dia 12 do mês passado, no Senado Federal, que aumenta o percentual de royalties repassados as cidades lindeiras, em 20%. O Oeste do Paraná deve receber um acréscimo de aproximadamente 171 milhões de reais.
Segundo a presidente do lindeiros, Cleci Loffi, a expectativa é grande quanto a sanção do Presidente da República, Michel Temer. ÁUDIO CLECI 03
Projeto Encontros e Caminhos 2017/2018
Logo após a assembleia, aconteceu o encerramento das atividades do projeto Encontros e Caminhos 2017/2018, desenvolvido de forma conjunta entre a Itaipu Binacional, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, e as administrações municipais dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3.
Durante o período de execução do projeto foram realizadas mais de 400 ações com envolvimento de milhares de pessoas.
O propósito principal foi de promover a integração e o desenvolvimento, além do bem comum e resgate histórico, através da cultura, esporte, educação e boas práticas socioambientais.
Fonte: Geovani Canabarro