Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Alerta Geada começa a operar nesta terça-feira (08)

Em funcionamento desde 1995, o Alerta Geada nunca errou a detecção do evento

Alerta Geada começa a operar nesta terça-feira (08)

Começa a funcionar nesta terça-feira (8), o Alerta Geada, serviço prestado pelo Simepar e pelo Iapar. O alerta é destinado aos cafeicultores e informa a probabilidade de ocorrência de geada na região cafeeira com antecedência de 48 e 24 horas.

O serviço é gratuito e vai operar até o fim do inverno, no dia 22 de setembro. O objetivo é ajudar os produtores a se preparar para a geada e adotar medidas de proteção das lavouras, reduzindo as perdas agrícolas.

O aviso é disparado por email, celular, redes sociais, sites da internet, veículos de comunicação e também é disponível no Disque Geada (43) 3391-4500. O Simepar emite o alerta e a equipe de agrometeorologistas do Iapar interpreta as informações divulgadas aos produtores. Para receber os avisos, os interessados devem preencher um formulário na página do Iapar na Internet.

Monitoramento

Em funcionamento desde 1995, o Alerta Geada nunca errou a detecção do evento, de acordo com o Governo do Estado. As condições do tempo são monitoradas com base em dados de temperaturas, pressão atmosférica, ventos e umidade do ar coletados desde a superfície até aproximadamente 15 mil metros de altura. Também são analisadas imagens fornecidas por satélite. Um mapa de probabilidade classifica a intensidade da geada como fraca, moderada ou forte. As previsões são reavaliadas no mínimo duas vezes ao dia.

Geadas são mais frequentes em junho e julho - quando as temperaturas médias ficam mais baixas", explica o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia. Em condições normais ocorrem de um a quatro eventos por ano, mais concentrados entre o centro e o sul do Estado, podendo atingir o norte. Em 2017 houve cinco ondas de frio intenso e foram emitidos dois alertas de geada em 9 de junho e 17 julho.

"Até o momento tudo indica La Niña fraca, sem sinais de intensificação que poderia agravar o frio no sul do Brasil", afirma Duquia.

Colheita

A expectativa de colheita para 2018 é de cerca de um milhão de sacas de café beneficiado. Segundo a pesquisadora em agrometeorologia, Ângela Costa, havendo alerta de geada, nas lavouras cafeeiras com idade entre seis e 24 meses recomenda-se amontoar terra no tronco das árvores até o primeiro par de folhas imediatamente. Denominada "chegamento de terra", essa conduta protege as gemas e evita a morte da planta por geada severa.

A proteção deve ser mantida até o final do período frio, em meados de setembro, quando deve ser retirada preferencialmente com as mãos. Nos plantios com até seis meses de idade, é recomendável enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica. A proteção das mudas e dos viveiros deve ser removida rapidamente assim que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco de geada.

Fonte: ANPr